Portal V1

Professora Adamir Leal da Inhuma é homenageada em Brasília

08/08/2018

Professora Adamir Leal

A professora Adamir Leal ex-reitora da UESPI no governo Hugo Napoleão, foi uma das homenageadas pelo Congresso Nacional pelos 75 anos da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) da qual é conselheira. A sessão foi realizada na manha desta quarta-feira (08) em Brasília.

Biografia

Professora Maria Adamir Leal de Sousa é Inhumense filha de Luiz de Sousa Leal e Adercila Marcelina de Jesus foi professora do ginásio inhumense em seguida foi diretora abraçando a educação que é sua paixão.

Logo após foi morar em Teresina e foi professora da universidade federal do Piauí no curso de história, formou-se também em direito pela universidade federal do Piauí e logo em seguida passou no concurso para Juíza do estado do Piauí e Auditora Fiscal do estado optando por ficar na época como fiscal de renda do Piauí.

Com a participação na vida pública e na política de Inhuma foi convidada a participar do governo Hugo Napoleão como Assessora Direta do Secretário de Educação Estadual Átila Lira. Logo após fundaram a Fadepi primeira faculdade estadual do Piauí onde tornou-se hoje a UESPI sendo a segunda reitora da universidade estadual do Piauí.

Com a contribuição dela na educação o curso superior chegou a Valença do Piauí e outros municípios regionais. Sempre esteve presente na diretoria estadual da CNEC como superintendente e como presidente no estado do Piauí e nos últimos anos membro direta do conselho nacional da entidade.

Foi secretária municipal de educação de Inhuma onde revolucionou o ensino inhumense onde conseguiu qualificar 98% dos professores leigos da rede de ensino municipal. No final de seu mandato de secretária conseguiu com muito esforço implantar a UAPI universidade aberta do Brasil em parceria com a prefeitura de Inhuma e a universidade federal do Piauí. Sendo um dos 02 municípios do Piauí que conseguiram implantar a UAPI diretamente com o governo federal sem a participação do governo do Estado. Portanto diante de todas essas conquistas e pela paixão pela educação e pela CNEC a mesma foi homenageada.

Compartilhe

1 Comentário

  1. MARIA NAIR DE JEU MARTINS em 09/08/2018 às 08:53

    PARABENS ADAMIR,VOCES FEZ JUS A ESA HOMENAGEM

Deixe seu comentário