Portal V1

Profissionais da saúde recebem capacitação para o combate ao tabagismo

24/06/2016

Profissionais da saúde do Território do Vale do Sambito participaram nesta quinta-feira (23) na câmara de vereadores em Valença de uma capacitação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) ministrada pela coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Valdite Costa que vem percorrendo o estado incentivando aos municípios a aderir ao PNCT e assim combater o uso do tabagismo no estado.

De acordo com Valdite Costa nessa fase a Secretaria Estadual da Saúde está apresentando o programa para as prefeituras que por sua vez montarão suas equipes para as próximas etapas, ou seja, esses profissionais receberam as capacitações e retransmitirão aos demais agentes nos municípios.

Segundo a coordenadora os números de fumantes no estado chegam a quase 7% da população número considerado alto pelas entidades de saúde. Ela afirmou que esse programa oferece todo o acompanhamento para as pessoas que queiram deixar de fumar e que os números mostram que 70% das pessoas que entram para o programa conseguem parar de fumar.

Valdite Costa conclamou aos profissionais que convençam os prefeitos a aderirem ao programa que evitará outros gastos causados pelo uso do tabagismo.

A secretária de saúde de Valença Ielva Melão disse na oportunidade que Valença já estava se articulando para participar do programa por entender a importância do mesmo na vida das pessoas que desejam para de fumar.

Ela disse que estava feliz em poder oferecer mais esse programa para Valença que trará inúmeros benefícios para essa parcela importante da nossa população que receberá essa ajuda do estado e consequentemente terão uma vida melhor assim como ela que é ex-fumante. O evento contou com a participação do diretor da 7ª Regional de Saúde, Dr. Jarbas Matias.  Veja entrevista com a coordenadora Valdite Costa e com a secretária de saúde Ielva Melão.

.

Compartilhe

Deixe seu comentário