Portal V1

Projeto do vereador De Paula une alunos de Teresina e Osasco

11/07/2019

Vereador De Paula ao centro na apresentação do projeto

Alunos da escola municipal Alípio da Silva Lavoura, no Jardim D’Ávila, na zona norte de Osasco (SP) foram escolhidos para desenvolver o projeto “Troca de Cartas” entre o município paulista e Teresina que, em 2017, tornaram-se cidades-irmãs por meio da Lei Municipal 63/2017, proposta pelo vereador De Paula (PSDB). É do parlamentar também a ideia de estimular os alunos dos dois municípios a trocarem cartas.

A proposta apresentada no ano passado à prefeitura de Osasco saiu do papel agora e tem permitido aos jovens conhecer a cultura, estilo de vida e diferenças entre as duas cidades.

Enquanto Osasco tem um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) de São Paulo, Teresina é referência em educação no país, alcançando em 2017, o melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos primeiros anos do ensino fundamental.

Projeto “Troca de Cartas”

Nesta quinta-feira (11), com a presença do vereador De Paula, do secretário da Educação José Toste Borges e de Rogério Santos (Podemos), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Osasco, os alunos da escola Alípio da Silva Lavoura apresentaram as cartas que serão enviadas aos seus colegas de Teresina.

“É muito legal porque a gente cria novas amizades em outro estado. A gente vai se comunicando, contando segredos. Eles falam das coisas que eles gostam, do que têm medo e a gente faz o mesmo”, disse Ana Beatriz, aluna da 5ª série. “Nunca tinha escrito uma carta. Não tinha ideia como era. Pra mim era uma coisa chata, mas quando a gente começa quer fazer muito mais”, completou.

Para De Paula, a carta como meio de comunicação, tem vantagens educacionais que nem mesmo a tecnologia é capaz de superar.

Projeto “Troca de Cartas”

“Estamos estimulando os alunos a expressarem sentimentos e experiências de vida, mas também a contarem um pouco sobre sua cidade, narrando fatos históricos e características geográficas. Escrevendo cartas, esses jovens também aperfeiçoam seus vocabulários e desenvolvem o amor pela escrita e pela leitura, algo difícil de acontecer no celular e computador que têm uma linguagem própria.”, afirmou De Paula.

“A educação é transformadora. Estamos confiantes que, a exemplo de Teresina, melhoraremos nosso posicionamento no IDEB. É uma promessa do governador João Doria de que, até 2022, seremos referência nacional”, finalizou o parlamentar. Vereador De Paula e natural de Lagoa do Sitio e realiza um grande trabalho em Osasco-SP.

Fonte: New Times Comunicação

Fotos: Robson Cotait 

Compartilhe

Deixe seu comentário