Valença do Piauí, 17 de jan, 2025

Projeto Municiparques é apresentado aos secretários da região do Vale do Sambito

Em reunião realizada no município de Aroazes PI, secretários da microrregião valenciana se reuniram para conhecer o projeto Municiparques, na segunda-feira (11).

O projeto Municiparques se trata da criação de parques municipais com o objetivo de proteger a floresta, as águas, a biodiversidade e as belezas da região.

“A estrutura de um Municiparque contém a cerca, portal, área de convivência, área de lazer esportivo, trilhas, mirante, viveiro de mudas e calendário de educação ambiental voltado para as escolas do município e região”, explica um dos coordenadores do projeto Stenio Lima Verde.

Estava presente na reunião o prefeito de Aroazes Manoel Portela Neto, que assinou o termo para permitir que o município possa ser contemplado, também estavam presentes os secretários de Ipiranga, Várzea Grande, Elesbão Veloso, Pimenteiras, São Miguel da Baixa Grande e Novo Oriente.

O projeto é realizado pela SEMAR através de verba de compensação ambiental e gerido pela FADEX/UFPI. O custo para as prefeituras é zero, os benefícios são evidenciados por meio da preservação ambiental, além da divulgação dos potenciais do lugar como atração turística.

Para o secretário de Meio Ambiente de Aroazes, Oton Soares, “é importante promover o potencial para a prática de ecoturismo, do turismo de aventura, observação da natureza, da visitação, além de movimentar a economia local de forma sustentável, gerando renda”, explica o secretário.

Municiparques que já estão sendo implantados: Cocal, Cocal dos Alves, São João do arraial, Caraúbas, Lagoa do São Francisco e Joaquim Pires.

0 Comentário