Valença do Piauí, 28 de nov, 2021

Projeto prevê cotas na Uespi para candidatos com deficiência física

deputada estadual Rejane Dias
deputada estadual Rejane Dias

A deputada estadual Rejane Dias apresentou nesta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa um projeto que lei que determina o estabelecimento de cotas para as pessoas com deficiência para ingresso nos cursos das instituições de ensino superior do Estado.

A deputada argumenta que trata-se de uma ampliação das políticas afirmativas aos grupos considerados marginalizados socialmente ou que teriam mais dificuldades para se conseguir uma melhor formação educacional e profissional.

“As pessoas com deficiência precisam fazer um esforço muito maior para conseguir se equiparar ao nível de preparo de pessoas que não enfrentam dificuldades de mobilidade ou mesmo para ouvir ou enxergar o conteúdo ensinado. Por este motivo, é papel do governo do estado oferecer maior incentivo a este grupo”, ressaltou a parlamentar.

O projeto alcança principalmente a UESPI. A instituição terá que formar uma comissão para determinar o número de vagas para cada curso atingido pela proposta. Se as vagas para os cotistas não forem totalmente preenchidas, as remanescentes devem ser abertas para a concorrência ampla.

Veículos

Outro projeto da deputada Rejane Dias obriga às locadoras de automóveis sediadas no estado a manter veículos adaptados para pessoas com deficiência. Segundo ela, é grande o número de pessoas deste grupo que não podem alugar um veículo por não existir frota adaptada . As duas propostas já estão em tramitação e na próxima semana devem chegar às comissões técnicas.

 

0 Comentário