Valença do Piauí, 25 de jul, 2024

Quilombola valenciano Mestre de Reisado é reconhecido como Patrimônio Vivo no Piauí

Mestre de Reisado Antônio José da Costa (Antônio Feliciano)

O Quilombola valenciano mestre de Reisado Antônio José da Costa, mais conhecido como Antônio Feliciano, foi reconhecido como Patrimônio Vivo no Piauí pelo Governo do estado. A indicação do mestre de Reisado para concorrer ao edital partiu da Secretária de Cultura e Turismo de Valença Lilian Cavalcante com apoio do Prefeito Municipal Marcelo Costa.

Antônio Feliciano de 75 anos, membro Quilombola da comunidade Tranqueira atua desde muito novo na realização do oficio de Reisado. O mestre foi um dos 30 contemplados com uma bolsa de incentivo financeiro paga mensalmente no valor de R$ 523,53 pelo estado do Piauí aos Patrimônios Vivos do estado.

O projeto da Secretaria de Cultura do Estado beneficia mestres do grupo de cultura do estado que atuam em ofícios tradicionais piauienses reconhecidos no Brasil e no mundo, entre elas, a Arte Santeira, Renda de Bilro ou Manifestações ligadas à Dança, Música e Literatura de Cordel.

A apoio financeiro dos artistas ou grupos contemplados visa a perpetuação desses ofícios que os mesmos irão transmitir por meio do seus conhecimentos e experiências para as novas gerações.

0 Comentário