Rafael Fonteles do Partido dos Trabalhadores é eleito governador do Piauí
Na noite deste domingo (02/09), o Piauí escolheu o novo governador do estado. O candidato Rafael Fonteles (PT) foi eleito em 1º turno.
Rafael sucede a gestão da governadora Regina Sousa (PT), que entrou no cargo após o ex-governador Welington Dias (PT) se afastar para concorrer ao Senado Federal. O ex-secretário de Fazenda do Estado da continuidade à uma gestão iniciada em 2002 no estado.
Apuração
Ainda durante a metade da apuração, já se viu a vantagem de Rafael Fonteles se tornar inalcançável. O candidato petista superou, em ordem, Sílvio Mendes (União Brasil), Gessy Lima (PSC), Madalena Nunes (PSOL), Lourdes Melo (PCO), Geraldo Carvalho (PSTU), Ravenna Castro (PMN) e Gustavo Henrique (Patriota).
Com 85,91% das urnas apuradas no estado, Rafael Fonteles alcançou 56,28% dos votos válidos. Sílvio Mendes, segundo colocado, tem 42,40% dos votos.
Sobre Rafael Fonteles
Rafael Tajra Fonteles é um professor universitário de economia matemática. Natural de Teresina, ele tem 37 anos e este será o seu primeiro cargo político. Em 2019, ele foi eleito presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal) para o biênio 2019/2021.
Por sua atuação neste órgão, ele foi agraciado, em 2021, com o Prêmio Eficiência do Controle Interno, aferido pela Associação dos Auditores Governamentais do Estado do Piauí (AAGEPI) com apoio da Controladoria-Geral do Estado (CGE). Neste mesmo ano ele foi reeleito para o biênio 2021/2023. Em março de 2022, porém, ele renunciou ao cargo. para se candidatar ao governo do estado do Piauí pelo PT.
Fonte; oitoemeia