Portal V1

Resultado do Festival Junino de Valença é contestado. Ouça áudio

05/07/2011

Leilivan Martins diretor do Grupo Junino Xamegão da XV

Leilivan Martins diretor do Grupo Junino Xamegão da XV contestou nesta segunda-feira (04), o resultado do 23º Festival Junino de Valença do Piaui, realizado pela Prefeitura Municipal neste fim de semana, na Praça Norberto Dino Barbosa, no Bairro Novo Horizonte. A contestação foi feita no Jornal da 106 (ouça parte da entrevista abaixo), nesta segunda-feira.De acordo com Leilivan Martins, a segunda colocação de sua quadrilha não refletiu a qualidade e a aclamação popular recebida por seu grupo junino durante a apresentação.

O diretor contestou a escolha dos jurados por parte da Secretaria Municipal de Cultura, que de acordo com o mesmo escolheu jurados que já fizeram parte da quadrilha São João da UESA e por isso não deveriam integrar o corpo de jurados.

Outra observação feita pelo diretor é que antes da apresentação da Xamegão da XV, houve o vazamento do resultado da quadrilha São João da UESA, que teria conseguido a pontuação máxima.

O coro de que houve favorecimento foi engrossado segundo Leilivan Martins até mesmo pelas autoridades municipais, que o procuraram após a divulgação do resultado indignados com o fato.

Leilivan afirmou que depois de 10 anos irá parar com as atividades culturais do seu grupo junino por achar que está sendo perseguido. Ele lamentou a falta de apoio das autoridades e disse que fecha o seu grupo junino com seis vitorias esse ano nos festivais disputados nas outras cidades. Ele criticou ainda que enquanto grupos juninos chegam a ganhar R$800 reais de incentivo, sua quadrilha recebeu apenas R$ 200 reais da prefeitura municipal.

Outro erro apontado pela diretor foi em relação a Quadrilha da Escola São Francisco que também era coordenado por ele. Durante a apresentação um problema técnico no som impossibilitou a continuação da quadrilha com sua musica original.

Ao Invés de interromper a apresentação e tentar resolver o problema que era de responsabilidade da organização, a quadrilha teve que se apresentar minutos depois ao som ao vivo puxado pela banda contratada, para animar o festival. “A apresentação continuou e o resultado não poderia ser outro, a quadrilha ficou na ultima colocação, quando pelo problema do som não era para ter contabilizado sua apresentação” afirmou. Ouça parte da entrevista do diretor da Xamegão da XV Leilivan Martins a 106 FM.

Compartilhe

12 Comentários

  1. Valenciano em 05/07/2011 às 10:21

    Concordo plenamente!!!Pois também estava presente na arquibancada com minha família e presenciei na hora em que pararam a música por um longo tempo.Lembrando também que os jurados já são velhos conhecidos nosso.Ou vocês acharam que o secretário empregado pelo prefeito iria desacatar uma ordem.
    É PEDRA CANTADA MEU FILHOS!!

  2. Inverdades!
    1- Zé Filho nunca foi noivo da São João da UESA e sim da QUADRILHA SHOW organização \"RENATA FERREIRA\".
    2- E a respeito da entrada “DIFERENTE” c/ carrossel, foi a mesma do ano de 2010. Nada inédito!!!
    3- A São João da UESA, em 2010 entrou c/ um figurino representando \" O ANTIGO E TROCOU DE FIGURINO REPRESENTANDO O MODERNO\"… OU SEJA, NADA INÉDITO OS COLETES ULTILIZADOS NA XAMEGÃO NO ANO DE 2011!!!
    4- Se a Rôse por ser ex-dançarina não poderia ser \"JURADA\". Por que não questionar o Luan dançarino atual e organizador da Cultura e da Xamegão???
    5- Em relação as escadas utilizadas em todas as quadrilhas, a criatividade foi da LUA DE PRATA e ñ da Xamegão!!!
    6- Assim como a Xamegão tem seu publico que não aceita o resultado, muitos Valencianos comemoram o resultado do evento e parabenizam a \"QUADRILHA TRICAMPEÃ\" pelo mérito!

  3. Isso é bom pra o Leilivam aprender a votar nas próximas eleições, ou vcs não lembre quem era o candidato dele na última?
    Ele falou que só recebeu de ajuda por parte da secetaria de cultura 200 reais, agora quem aposta que no próximo ano o valor vai ser 10 vezes maior? Aí todo mundo pra urna votar feliz da vida nos mesmos candidatos e passar 3 anos na taka novamente.
    ACORDA VALENÇA.

  4. Francisco Alves em 05/07/2011 às 18:27

    Comprar uma quadrilha de 40 componentes é fácil, basta dar uma boa ajuda no ano da eleição patrocinar uma viagem pra Parnaiba e cuidar de mandar um cabo eleitoral junto pra ir pagando bebida e lembrando aos dançarinos quem é que ta pagaaaando. Agora pra agradar uma escola inteira, só dando o título pra ela em todos os festivais!!

  5. Márcia Oliveira em 05/07/2011 às 22:53

    Parece que a história se repete.É uma vergonha o que acontece em Valença e em outras cidades também. não se tem apoio e o que tem injustiças. Xamegão foi realmente a melhor quadrilha deste ano de toda região.
    Parabéns grupo junino xamegão e leilivan.E com isso em vez de insentivar, a cultura vai se acabando.

  6. Ana em 06/07/2011 às 10:38

    Valeu UESA. Arrazou,utilizou bem o tema.

  7. Franklin Mendes em 07/07/2011 às 10:29

    É MAL DE DERROTADOS. QUANDO PERDEM SEMPRE PROCURAM ALGUMA DESCULPA, PARA JUSTIFICAR SUA DERROTA. A ORGANIZAÇAO DO EVENTO ESTAVA DE PRIMEIRA, E AS ESCOLHAS DOS JURADOS FOI BEM FEITA. TEMOS QUE ADMITIR QUE O BRILHO, A ALEGRIA, HARMONIA, FIGURINO,ORIGINALIDADE ERA 10 PARABÉNS A SÃO JOÃO DA UESA. A DIRETORA NIVALDA.

  8. quadrilheiro em 07/07/2011 às 16:58

    eu so acho q não se ganha festival de quadrilha com coleografia de 4 anos!e quem trouxe estruturas com escadas foi a junina lua de prata em 2009 não a xamegão que e uma mera copia de mexeu mexeu e lua de prata!se a são joão da uesa ganhou foi por que realmente mereceu !e todo mundo sabe que quem e envolvido com politica e o diretor da xamegão !tem que aprender a perder !por que nesse ano não teve capacidade de ganhar!são joão da uesa vc mereçe msm

  9. Parabéns Leilivan pela coragem de expressar o que de fato aconteceu pelo segundo ano consecutivo mas o importante é que temos muitos títulos em Valença e na micro-região ao contrario de muitos que só ganham em Valença com uma mão amiga do Prefeito e do Secretario de Cultura. O Grupo Junino Xamegão da 15 vai fazer muita falta à população de Valença.

  10. Ronaldo Lima (baià) em 08/07/2011 às 15:56

    O mesmo secretário de cultura,os mesmos jurados e por ai vai.nao aguentamos mais,AH no proximo ano tem eleiçao.e MAIS DE 20.OOO VALENCIANOS IMPLORAM.SENHOR PROXIMO PREFEITO TENHA PENA DE NOS. PARABENS AO GRUPO JUNINO XAMEGÃO DA 15 PELA BELISSIMA APRESENTATAÇAO,FICA AQUIR O MEU APOIO AS QUADRILHAS PREJUDICADAS.

  11. Andreiany em 08/07/2011 às 16:07

    Ainda não tinha tirado um tempo pra comentar sobre tudo mas agora eu estive analisando, entrei na xamegão por pura vontade, sempre tive sonho de entrar na Xamegão, entrei e vi todo trabalho e empenho tanto do Leilivan como de cada dançarino, todos unidos pra fazer uma quadrilha que sempre teve nome aqui em Valença e na região. Trabalhamos muito os 10 anos de Xamegão não poderia ter sido diferente, tudo que houve nos 10 anos, passos, músicas foram muito bem explorados no nosso tema, traje não foi o problema, destaques muito menos, se existe perfeição se tratando de quadrilha é a XAMEGÃO não falo só por mim e por outros dançarinos mas por toda a população que vibrou do inicio até o fim da apresentação eles sim nos deram o título sem precisar que nós pedissemos aplausos. Infelismente nosso principal rival conta com o apoio que não tivemos desde o patrocinio , fomos patrocinados por comerciantes e algumas pessoas de outras cidades, já a rival conta com o apoio total da prefeitura e de muitos outros, não é desse ano já vem de antes, a rivalidade de um só prejudicam um grupo todo, temos consciência de que demos o MELHOR, que somos OS MELHORES e o fato de não terem nos dado o título não faz de nós perdedores! Não desfavorecendo o grupo que se diz campeão, não estamos “desesperados” mas tanta injustiça causa um pouco de revolta, mas a tal quadrilha não perde pra gente só em 6 critérios, mas em vários, não ganham de nós nem nos que foram julgados aqui nem em muitos outros já que poucos da nossa cidade sabem realmente o que é uma quadrilha estilizada. Nenhuma perseguição, nenhum que zombem de qualquer um de nós vão nos ver de cabeça baixa, não somos de papel nem de papelão nem nada somos pessoas conscientes de que somos campeãos aqui e em qualquer lugar diante da que se diz “campeã” nós trabalhamos muito e em conjunto não nos falta criatividade, não copiamos apenas de qualquer cidadezinha e adaptamos na nossa quadrilha não, nosso marcador é suficientemente capaz de produzir essa XAMEGÃO e muitas outras! Quem perde é a população por não ter mais o prazer de ver a nossa BRILHATE quadrilha apresentando mais na cidade, a CAMPEÃ MORAL diante de qualquer uma! Aqui só tem FERA, aqui só tem FERA 🙂

  12. PROFESSORA em 08/07/2011 às 21:36

    vlw são joão da uesaaaaa

Deixe seu comentário