Reunião define medidas de segurança para o 37º Festival Cultural de Quadrilhas Juninas em Valença do Piauí
Com a proximidade do 37º Festival Cultural de Quadrilhas Juninas “Arraiá do Gorgulho”, considerado o maior do Vale do Sambito, a Prefeitura de Valença do Piauí realizou nesta segunda-feira (23) uma reunião com o jurídico do município, o comando da Polícia Militar e Juiz da Comarca do município para tratar da segurança do evento, que atrai um grande número de turistas e visitantes todos os anos.
A segurança foi tema central do encontro, em que o comandante do Batalhão da Polícia Militar, Coronel Assis, destacou o compromisso da corporação em garantir a ordem durante os quatro dias de festa.
“Nós iremos entrar em contato, iremos entrar em contato com o nosso comandante imediato, que é o coronel Antoni, comandante do policiamento do semiárido e o coronel Antoni, logicamente, entrar em contato também com as autoridades superiores a eles e vamos sim ter um reforço a mais aqui pra prestar bem a segurança”, explicou o comandante.
O secretário de Cultura, Leilivan Martins, ressaltou que a segurança do evento é uma das principais preocupações da gestão. “Uma das nossas preocupações enquanto secretário de Cultura é isso, alinhar com os órgãos aqui que compete a segurança pra que a gente possa ter o nosso 37° Festival Cultural de Quadrilhas Juninas ‘Arraiá do Gorgulho’, tudo dentro da normalidade”, disse.
Diante da grande movimentação que o evento gera no município, Leilivan reforçou a importância de uma organização eficiente, que garanta segurança e tranquilidade tanto para os moradores quanto para os turistas.
“É um período em que aumenta o número de turistas, de visitantes, é uma das maiores festividades do município de Valença do Piauí, é tradição, um dos maiores do estado do Piauí, então a gente está com toda essa logística e aceitando, ouvindo as recomendações pra que a gente faça um São João para todos e o principal com segurança”, frisou.
Durante a reunião, também foram discutidas medidas específicas, como a proibição de garrafas de vidro dentro do espaço do evento, além do combate à venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.
“Faz-se necessário uma segurança não só dentro do espaço, mas também no entorno. Teve também a questão das recomendações dos vidros, materiais cortantes, que o vidro acaba sendo uma arma de defesa e de ataque. Então, através dos decretos, através de campanhas de conscientização na mídia para que a gente possa estar diminuindo ou acabar 100% essa questão do vidro dentro do evento. Algumas recomendações também com relação às bebidas vendidas para menores, conscientizando dos barraqueiros que é crime vender bebida para de menores, a gente vai estar fiscalizando”, afirmou.
Este ano, o Arraiá do Gorgulho volta a ser realizado em quatro noites, o que, segundo o secretário, permitirá contemplar a participação de todos os grupos culturais.
“Esse ano nós aumentamos um dia, retornamos, como era antes o Arraiá do Gorgulho, quatro noites para que a gente possa suportar dentro da nossa programação todos os grupos. Nós temos muitos grupos aqui de Valença, da zona rural, da zona urbana, nós temos também muitos grupos do Médio Parnaíba, do Vale do Sambito, são belíssimas apresentações, temos grupos de xaxado, grupos de danças, quadrilhas juninas, Bumba Meu Boi e também temos a parte dos shows”.
A programação musical também promete atrair grande público, valorizando os artistas locais e trazendo atrações de renome nacional.
“Shows onde esse ano a gestão terra feliz priorizou cerca de 90%, quase todos os artistas da terra dando espaço a oportunidade para todos e também atrações nacionais como Lagosta Bronzeada, como a cantora Fly, Big Brothers, Samira Show, Danilo Pernambucano, Lucas Bess, Pedro Guerra, enfim, muitos shows para poder a população e os visitantes prestigiar o nosso 37º Festival Cultural de Quadrilhas Juninas Arraiá do Gorgulho”, concluiu anunciou o secretário.
O evento, além de fortalecer a cultura popular, também movimenta a economia local, gera oportunidades para empreendedores e reforça a tradição nordestina em Valença do Piauí.