Valença do Piauí, 27 de set, 2021

Reunião discute período da Piracema em Pimenteiras

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Pimenteiras realizou neste sábado (17) no Centro Cultural Cinéas Nogueira uma reunião com membros do Sindicato dos Pescadores sobre o período da Piracema (DEFESO), que é o período de reprodução dos peixes.

De acordo com o secretário, Mario Sérgio, o objetivo era de pedir o apoio do sindicato para ajudar na conscientização dos pescadores e na fiscalização nesse período da piracema que estende até o dia 16 de março. Segundo o secretário, até o momento o governo federal ainda não pagou o beneficio dos pescadores desse período do DEFESO.  

O DEFESO é uma medida preventiva que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida a fim de garantir a reprodução de espécies nativas ou ainda de seu maior crescimento.

A piracema é um período natural de reprodução dos peixes de água doce, que ocorre em ciclos anuais no período de chuvas. O período de restrição de pesca serve para garantir ciclo de vida dos peixes e assegurar a renovação dos estoques pesqueiros para os anos seguintes.

 

0 Comentário