Portal V1

Reunião extra da CIR discutiu melhorias para a saúde de Valença

10/12/2015
Secretária de saúde, Ielva Melão

Secretária de saúde, Ielva Melão

A secretária de saúde de Valença, Ielva Melão participou nesta quinta-feira (10), em Picos de uma reunião extraordinária da Comissão Intergestora Regional (CIR) com a finalidade de discutir a implantação de ações de saúde nos territórios com a realização de cirurgias de cataratas e referência nos atendimentos.

A reunião contou com a presença do secretário estadual da saúde, Francisco Costa, que informou aos gestores que está abrindo um edital para conveniar com as cidades polos a realização de cerca de 150 cirurgias de catarata por mês.

De acordo com o secretário essas cirurgias serão realizadas nos hospitais regionais que ofereça essa estrutura para as cirurgias.

Sobre o assunto Ielva Melão afirmou que irá realizar em breve um cadastro dessas pessoas com a finalidade de adiantar esse atendimento, quando de sua realização. Nessa semana 41 valencianos foram contemplados com cirurgias de cataratas realizadas, através do Programa Olhar Bem na cidade de Picos.

Outro ponto discutido na reunião foi a definição de qual cidade receberá os pacientes crônicos (oncológicos) de Valença do Piauí, que hoje são atendidos em Teresina. Após uma ampla discussão ficou acertado que após sua estruturação o hospital de Picos receberá esses pacientes.

“Contrariando o Secretário Estadual de Saúde e todo o Território do Vale do Canindé, que queriam Oeiras. Venceu para ser referência à cidade de Picos. Imagine nossos pacientes indo para Oeiras. Muito na contra mão” afirmou Ielva Melão.

Compartilhe

Deixe seu comentário