Valença do Piauí, 27 de nov, 2021

Reunião feita em novembro acertou a morte de Emídio Reis, diz polícia

Vice-prefeito Francimar Pereira
Vice-prefeito Francimar Pereira

A Polícia Civil através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) realizou no início desta tarde de sexta-feira (15/03) coletiva de imprensa sobre os detalhes da Operação Mandacaru que resultou na prisão de seis pessoas envolvidas na morte do ex-vereador da cidade de São Julião, Emídio Reis.

Preso pela morte do ex-vereador, que também foi candidato a prefeito no último pleito, o vice-prefeito de São Julião, Francimar Pereira, é acusado de ser o autor intelectual do crime. Com a presença do delegado Geral de Polícia Civil do Piauí, James Guerra, a coletiva aconteceu na sede da Delegacia Geral, no centro de Teresina.

Dos seis mandados de prisão expedidos pela juíza da comarca de Picos, Dr. Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, cinco foram cumpridos. Os acusados chegaram em Teresina por volta de 11h e foram encaminhados para a sede da GRECO.

GRUPO TINHA ARMEIRO E DOIS EXECUTORES
Em entrevista, o delegado James Guerra disse que a formação do grupo era composta pelo vice-prefeito, um assessor do prefeito, um armeiro, que é o encarregado de conseguir as armas e dois executores. Foi revelado que a pessoa que abordou Emídio Reis é conhecido dele, mas para não prejudicar as investigações, a polícia prefere manter em sigilo a identidade deste indivíduo.

“Percebemos que esta pessoa acompanhava o carro de Emídio, e em um determinado momento, buzinou talvez, e o ex-vereador parou por tê-lo reconhecido. Estamos querendo explicar que não foi uma abordagem agressiva de imediato”, explicou o delegado. Uma última pessoa falta ser presa. “Se essa pessoa souber que está sendo procurada, podemos não conseguir prendê-lo agora”, disse James.

GRUPO DE PISTOLEIROS NA REGIÃO
Com as investigações, a polícia conseguiu confirmar a existência de um grupo que tem uma base política, econômica e armada em São Julião e municípios vizinhos. Esse grupo que atua com pistolagem foi contratado para a execução do ex-vereador.

Segundo James Guerra, numa reunião realizada em novembro de 2012, foi acertada a morte do ex-vereador, testemunhas confirmaram a participação de várias pessoas neste encontro. Ainda será investigado se o prefeito de São Julião, José Neci, tinha conhecimento desta reunião e ainda, se tem participação no esquema que planejou a morte de Emídio. até agora, nada foi confirmado contra o atual gestor.

PROVAS MATERIAIS
Dentre o material recolhido pela polícia durante as investigações, está além do rastreamento de chamadas telefônicas, um vídeo de um carro que seguia Emídio para todos os lugares. Sobre outras provas existentes, o delegado geral não quis comentar.

EXECUTORES NÃO MORAM EM SÃO JULIÃO
A polícia conseguiu identificar que os dois executores da morte de Emídio não residem no município de São Julião, mas sim em um município próximo. Não foi confirmada a participação de pessoas de outros estados no crime. “Todos moram nas proximidades do município, pessoas que tem residência fixa e que lá exercem suas atividades”, disse James.

MOTIVAÇÃO
James Guerra explicou que no município, há combinação sobre os mandados para prefeito municipal. Após eleito, o prefeito assume e fica no mandado por dois anos, e então renuncia para que o vice possa assumir. “Existia a expectativa que o atual prefeito renunciasse para Francimar assumir. Mas a assunção ao cargo estava ameaçada pelo trabalho feito pelo ex-vereador que se movia para cassar o atual, o que acabaria com os planos do acusado”, disse o delegado. O processo que pede a cassação do prefeito e vice de São Julião já tramita na justiça.

ATENTADO ACIRROU OS ÂNIMOS NA CIDADE
O delegado contou que já havia acirramento dos ânimos na cidade, mas que após as eleições, houve um atentado a bala contra um assessor de Fracimar, e que teria sido a mando de Emídio. O autor desse atentado desapareceu e a vítima até chegou a ser atingida por um dos disparos.

Nesta manhã o secretário Robert Rios falou sobre o caso. Robert Rios lembra que a região tem um histórico de impunidade. “Os criminosos daquela região tem de começar a rever seus atos. Toda vez que se coloca um pistoleiro no banco dos réus, via de regra são absolvidos. Mas já conseguimos erradicar a pistolagem em quase todo Piauí”. E os envolvidos tem um histórico antigo, que também será investigado. “Há um homicídio da cidade de Marcolândia, ocorrido há algum tempo. O corpo foi encontrado e com ele o documento de um desses indivíduos que prendemos nesta operação”, lembrou Robert.

VEJA NOTA OFICIAL DIVULGADA PELA POLÍCIA CIVIL

“A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PIAUÍ, através do GRUPO DE REPRESSÃO AO CRIME ORGANIZADO – GRECO e do NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA – NI, deflagrou, às 06 (seis) horas de hoje (15.03.13), a OPERAÇÃO “MANDACARU”, com o objetivo de prender os responsáveis pela morte do ex-vereador do Município de São Julião-PI, assassinado em 31 de Janeiro de 2013.

As investigações policiais, iniciadas logo após a ocorrência do crime, apontaram que os criminosos, em sua maioria moram no Povoado Mandacaru em São Julião-PI, planejaram e executaram a morte do ex-vereador.

Diante das provas coletadas no curso do Inquérito Policial, foram solicitados pelo GRECO e deferidos pela JUÍZA CRIMINAL DA COMARCA DE PICOS-PI, Dra. Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, após parecer favorável do MINISTÉRIO PÚBLICO, 06 (seis) mandados de prisão temporária e 06 (seis) mandados de busca e apreensão, cumpridos por aproximadamente 30 (trinta) policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães de diversas unidades da POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PIAUÍ. O cumprimento dos mandados teve o auxílio de Policiais da DEPRE(Delegacia de Repressão a Entorpecentes) e da Delegacia Regional de Picos-PI.

Por fim, informo que será concedida entrevista coletiva, com horário ainda a confirmar, a ser realizada na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil, com a presença do Delegado Geral e dos Delegados do GRECO responsáveis pelas investigações.

Del. MENANDRO PEDRO LOPES DA LUZ

Presidente do Grupo de Repressão ao Crime Organizado – GRECO”

Fonte: 180graus

 

0 Comentário