Valença do Piauí, 27 de set, 2021

Rio Caatiguinha está passando por limpeza e capina das suas margens

Limpeza do Rio Caatiguinha

A Prefeitura Municipal através da sua equipe de limpeza urbana está realizando a limpeza das margens do Rio Caatinguinha. O trabalho de campina e recolhimento do lixo está sendo feito desde segunda-feira, 06 de setembro.

O rio é um grande símbolo para cidade que nasceu no entorno do caatiguinha e por muito tempo dependeu de suas águas para realização das suas atividades. A coordenadora do serviço de limpeza, Tayná Rodrigues explica que esse serviço que está sendo realizado faz parte de uma gama de outros serviços que também serão realizados no rio.

“Esta é uma das etapas de um processo a longo prazo de recuperação do Rio, que passa pela revitalização das nascentes e do leito do rio, que há décadas é submetido a impactos negativos na região”, disse a coordenadora.

Tayná Rodrigues, destaca que todo esse trabalho previsto para ser feito no Rio Caatiguinha conta com a parceria da Secretaria de Obras e Secretaria de Meio Ambiente.

“Este trabalho da Prefeitura Municipal é mais uma das metas de governo e conta com o apoio técnico dos profissionais da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Serviços, e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Mas isso é apenas o começo da implementação do Plano de Recuperação de Áreas degradadas do Rio Caatinguinha, explicou a Tayná, coordenadora do serviço de limpeza.

A coordenadora ressalta que estão sendo devolvidas campanhas de conscientização na área, e que as mesmas devem ser intensificadas, e que a eficácia no trabalho só será possível com a contribuição da população que mora no entorno do rio para que não seja mais jogado dejetos na área.

O município tem articulado metodologias para o replantio das matas ciliares, bem como meios de contenção do lixo sobrenadante.

 

0 Comentário