Valença do Piauí, 18 de jan, 2021

Novas fotos: Salão do Livro e Festival de Cultura começam em Valença

O presidente da ADICH e idealizador do evento Kássio Gomes durante a abertura do 6º SALIVA

Começou na manhã desta sexta-feira (12), no auditório do Colégio Santo Antônio, a 6ª Edição do Salão do Livro de Valença do Piauí (SALIVA) e o 4ª Festival Valenciano de Artes e Cultura (FEVART). O maior evento literário da região valenciana vai até a próxima segunda-feira, dia 15 de novembro e assim como nas edições anteriores foi bastante prestigiado pela população.

Esse ano, o 6º SALIVA /FEVART irá homenagear o escritor Salgado Maranhão, que chega a Valença nesta tarde de sexta-feira. O evento literário é organizado pela Associação de Diletantes da Cultura Histórica Valenciana (ADICH), com o apoio do Banco do Nordeste, Prefeitura de Valença e Câmara de Vereadores de Valença e do comercio local.

Esse ano a organização trouxe para o evento o escritor da Guiné Bissau (África), Ricardo Ossagô, que irá fazer a palestra: Brasil/África: Um Dialogo Aberto na segunda-feira (15). Além dele acontecerá palestras com os escritores Márcia Bulcão. Cineas Santos, Luiz Romero, Wellington Soares, Jasmine Malta, Araci Lima, Marcílio Miranda e Salgado Maranhão, entre outros. À noite acontecerão shows com os cantores: Vavá Ribeiro, Jó Oliveira, Dodô e Banda, Wilton César, Gleiciely, Jennifer Adra e Carlos Tenório. O tema escolhido para esse ano foi: Cordel: O canto genuíno da alma nordestina.

Haverá ainda salas temáticas com jogos de xadrez, teatro com o Grupo Capim Pubo de Elesbão Veloso e com o humorista piauiense Dirceu Andrade, que encerra o evento na segunda-feira com sua apresentação. A abertura teve a participação do presidente da ADICH Kássio Gomes, vereadores Ceiça Dias, Lindomar Amâncio e Eliseu França, presidente da CDL Gracielio Pimentel, diretora da UESPI Annijose Lima Verde, juízes Drº Wagner Linhares e Drª Benedita Barros, entre outros. O presidente da ADICH e idealizador do evento Kássio Gomes conversou com o portalv1, ouça a entrevista clicando no player abaixo das fotos.

Confira as fotos do primeiro dia

.

Ouça a entrevista do professor Kássio Gomes.

0 Comentário