Valença do Piauí, 13 de jul, 2026

SaLiVa 2026 fortalece a literatura e atrai visitantes de várias regiões para Valença

Valença do Piauí viveu, entre os dias 8 e 11 de julho, mais uma grande celebração da literatura, da arte e da cultura com a realização da 15ª edição do Salão do Livro de Valença (SaLiVa).

Consolidado como um dos mais importantes eventos literários do Piauí, o SaLiVa reuniu escritores, artistas, estudantes, educadores e visitantes de diversas cidades em uma programação voltada para todos os públicos.

Neste ano, o SaLiVa homenageou como patrono o médico, professor e escritor valenciano Clóvis de Moura Baptista, alem de prestar reconhecimento às professoras Eloísa da Silva Tôrres, Rita Maria da Conceição Celestino, Maria Dalva Gonçalves de Carvalho Izidório e, in memoriam, à professora Teresinha Francisca de Jesus Ferreira, destacando suas contribuições para a educação e a cultura local e regional.

Durante os quatro dias de evento, o Auditório Padre Marques, no CETI Santo Antônio, recebeu palestras, rodas de conversa, lançamentos de livros, feira literária e apresentações culturais. A programação contemplou crianças, estudantes, universitários e o público em geral, promovendo debates sobre temas atuais e incentivando o hábito da leitura.

Entre os momentos mais aguardados estiveram a palestra-show do poeta Bráulio Bessa, com o tema “A Poesia que Transforma”; a participação do filósofo e escritor Renato Nogueira (RJ), que apresentou a palestra “Por Que e Como Amamos?”; e da historiadora Mary Del Priore (RJ), que abordou o tema “Sobreviventes e Guerreiras: a História das Mulheres na Luta Contra o Patriarcado”. Além dos convidados nacionais, palestrantes piauienses e valencianos enriqueceram a programação com importantes reflexões sobre educação, cultura e sociedade.

No sábado (11), último dia do evento, foi realizada a 3ª Caminhada Literária, que percorreu o trajeto do Museu Mestre Dezinho ate Terminal Rodoviário de Valença. Durante o percurso, aconteceram leituras de poemas, apresentações musicais e distribuição de livros, aproximando ainda mais a literatura da população.

Encerrando a programação cultural, o ator, escritor e cantor Silvério Pereira participou de um bate-papo com o público, compartilhando sua trajetória de vida, desafios e conquistas. Em seguida, emocionou os presentes com um pocket show que interpreta “BELCHIOR” e canções que marcaram a cultura nordestina.

Já no Palco Chico Gabriel, o encerramento foi marcado pelo aguardado show da Banda Yahoo, que levou o público a uma verdadeira viagem no tempo ao interpretar grandes sucessos que marcaram gerações. A noite também contou com os shows  de Marcos Lima, Jeffinho Costa e VanVan Furacão, fechando a programação em clima de festa.

Além de fortalecer o incentivo à leitura, à educação e à valorização da cultura, o SaLiVa movimentou a economia local, impulsionando o comércio, a rede hoteleira e o setor de alimentação, além de atrair visitantes de várias regiões do estado.

A 15ª edição do Salão do Livro de Valença foi realizada pela Fundação Quixote, Associação de Diletantes da Cultura Histórica Valenciana (ADICH) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), com apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secult, Seduc, 7ª GRE, e da Prefeitura de Valença do Piauí, reafirmando o compromisso com a promoção da educação, da literatura e da cultura no Vale do Sambito.

0 Comentário