Portal V1

Santa Cruz dos Milagres vai ganhar um novo santuário.

24/06/2009

O projeto que prevê a construção do Novo Santuário de Santa Cruz dos Milagres foi lançado ontem, pelo arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha. A cidade, localizada a 181 km de Teresina, abriga o terceiro santuário mais visitado do país. São 200 mil romeiros que passam por lá, todos os anos. “O santuário é um direito dos romeiros, já que o espaço existente é pequeno para abrigar tanta gente. Além de abrigar mais pessoas, será possível por oferecer um melhor atendimento pastoral”, destacou Dom Sérgio. O arcebispo reconhece que o projeto mexe com toda a estrutura da cidade. “É preciso criar infra-estrutura para acolher bem as pessoas.

Com um santuário como esse não podemos olhar apenas para a parte religiosa”, completou. Dom Sérgio da Rocha destacou ainda que a intenção é preservar as romarias e não incentivar o turismo religioso propriamente dito. “Nosso interesse é evangelizar, não temos interesse no turismo religioso. A Igreja quer manter as romarias. Os romeiros não são turistas religiosos. Eles já têm uma vida marcada pela fé e pelo sacrifício”, diz.

O novo santuário terá capacidade para abrigar até cinco mil pessoas, enquanto o atual foi projetado para atender 500. “Não podemos pretender construir uma igreja que dê conta de acolher o número de romeiros que vão à Santa Cruz dos Milagres. Seria uma igreja enorme, utilizada só em algumas épocas do ano”, disse o arcebispo. A equipe envolvida no projeto é coordenada pelo reitor do santuário, padre Francimilson Gonçalves.

Ele destacou que a estrutura do santuário já existente será preservada, pois os romeiros têm uma ligação afetiva com o espaço “Estamos buscando uma forma de atender melhor quem vai à Santa Cruz dos Milagres pedir ou agradecer uma graça. E são pessoas de todos os Estados, incluindo Pará, Maranhão, Tocantins, Ceará e Distrito Federal. Não é um santuário apenas do Piauí”, disse. De acordo com o padre, é durante os meses de maio, setembro e novembro que os romeiros mais visitam o santuário. “São três festas. Em maio, acontece a Bênção de Santa Cruz, em setembro, há a Exaltação da Santa Cruz e, em novembro, o Encontro dos Santos”, explicou.

Fonte: diariodopovo

Compartilhe

Deixe seu comentário