Sassaricandos da Noite voltam a se apresentar no tradicional Arraiá do CCI
Depois de dois anos sem poder dançar por conta da pandemia, a quadrilha Sassaricandos da Noite voltaram a se apresentar neste sábado 25 de junho, na festa tradicional do CCI, realizada no Centro de Convivência dos Idosos de Valença do Piauí. A festa da quadrilha Sassaricando é uma das mais famosa do município e que reúne um grande número de público.
A organização da festa é feita pela Secretaria de Assistência Social que desenvolve vários outras atividades com o grupo da melhor idade. A Secretária Paula Hortênsia Meneses, explica como foi esse retorno com a festa dos Sassaricandos da Noite.
“É um prazer muito grande que a gente está realizando essa noite muito animada e regada a muito forró e comidas típicas do mês junino, desde de o início, a nossa intenção foi além de trazer o retorno da quadrilha, foi fazer com que eles se reunissem novamente e pudessem ficar felizes com a volta”, destaca a secretária que ainda destaca a participação da comunidade e autoridades, além do apoio recebido para a realização do evento.
“A gente conta com a participação de toda a população da cidade valenciana, com a presença de secretários e de vereadores que vieram prestigiar a quadrilha dos idosos e nós ficamos muito feliz por estar colhendo o fruto da nossa dedicação, do nosso trabalho”, disse a Paula Hortênsia que agradeceu as coordenadoras e orientadoras dos CRAS e a Ana Célia que aceitou retornar a gritar o grupo Sassaricandos e o Prefeito Marcelo Costa pelo apoio integral de sempre.
Ana Célia Nogueira, uma das fundadoras da quadrilha fala do retorno da quadrilha e do seu retorno a fazer parte da equipe organizadora, sendo a gritadora do grupo.
“Eu me senti uma pessoa muito honrada quando eu recebi o convite do nosso prefeito Marcelo Costa, que a pedido dos próprios dançarinos pediram que eu gritasse a quadrilha, porque eles estavam há dois anos parados por conta da pandemia e eu por ter todo esse tempo e carinho a esta quadrilha, porque também sou uma das fundadoras”, disse.
Ela conta como a quadrilha dos idosos nasceu e como o grupo ganhou o coração dos valencianos.
“Essa quadrilha quando ela foi fundada em 1990, ela foi firmada junto com a Secretaria de Cultura na época o secretário de cultura era o professor Antônio José, nós firmamos esse grupo como pessoas da terceira idade, no intuito de tirar eles da morosidade, ansiedade, de tudo e eles reagiram muito bem a este grupo e hoje a gente ver que Valença gosta dos Sassaricandos da Noite, eles arrancam sorrisos dos valencianos”, destacou Ana Célia.
Ana Célia lamenta que nem todos os idosos puderam participar, lembrando que todos são importantes. “Pena que muitos que poderiam estar aqui hoje presente ou participando da quadrilha por questões de suas limitações não estão presentes, mas cada um deles é muito especial dentro dessa história dos Sassaricandos da Noite”, frisa Ana Célia que ainda elogiou a secretária de Assistência Social com sua equipe organizadora, “a Paula Hortênsia com toda a sua equipe não nos deixou faltar nada para que tudo isso chegasse acontecer hoje nesta brilhante festa”, encerra.
Antes da apresentação da quadrilha no CCI, um esquenta com o grupo foi realizado ao lado do Memorial Petrônio Portela no centro histórico da cidade.