Valença do Piauí, 04 de dez, 2021

Secretaria de Assistência Social Carmelina Castro avalia ações de 2013

Prefeito Venicio do Ó e primeira dama Carmelina Castro
Prefeito Venicio do Ó e primeira dama Carmelina Castro

Com a chegada do fim do ano, a secretária de assistência social e primeira dama de Pimenteiras Carmelina Castro contabiliza muitos avanços em sua pasta, uma das mais complexas da gestão municipal. Depois de encontrar uma secretaria sem nenhuma estrutura e com todos os programas sociais desatualizados a secretária cuidou pessoalmente da formação de uma boa equipe que trabalhou incansavelmente na busca de facilitar a vida de quem precisava das ações da secretária com uma atenção especial no cadastramento das pessoas atendidas nos programas sociais do governo federal como, por exemplo, o Bolsa Família que estava emperrado no município, prejudicando as pessoas que tem no programa sua principal fonte de renda.

O sucateamento da secretaria e falta de documentação foi o grande desafio da equipe no primeiro semestre. Apesar das dificuldades iniciais e com o cancelamento de repasses federais não faltou disposição para mostrar sua marca de gestão diferenciada e voltada para o social que incluiu a realização de diversas atividades sociais e culturais visando amenizar o impacto da social vivido pela população que naquele momento passava por inúmeras dificuldades e com a alta estima em baixa.

Mesmo com problemas financeiros mais com muita disposição a secretária Carmelina Castro em conjunto com as demais pastas realizou a comemoração do Dia das Mães. A festa contou com apresentações culturais e sorteio de 60 brindes entre fogões, espremedores, liquidificadores, ferro elétrico, batedeiras, DVDs, sanduicheiras, TV e uma geladeira.  A festa é considerada por todos como a maior comemoração do Dia das Mães já realizada em Pimenteiras. Por determinação da secretária a festa não se concentrou apenas na cidade e sim ele foi repetida em todas as comunidades da zona rural de Pimenteiras com a mesma determinação e carinho.

As festas juninas também foram comemoradas, sem falar nas reuniões, conferências e fóruns realizados no município. Os idosos e as crianças merecem especial atenção nesse primeiro ano de gestão. Receberam comemorações especiais em seus dias, participaram de manha de sol na AABB de Valença e no caso dos idosos a reativação do Centro dos Idosos trouxe dignidade e alegria nas festas e comemorações com musica ao vivo e muitas brincadeiras sob a coordenação da sempre presente Socorro.

Como se não bastasse essas atividades, a secretária Carmelina Castro vem desenvolvendo um trabalho de inclusão social, quando do apoio juntamente com outras secretarias a projetos que tem por finalidade criar mecanismos para que pessoas possam montar seus próprios negócios. Entre esses projetos se destaca o trabalho realizado na Associação das Mulheres Empreendedoras do Sitio das Onças. São mulheres que trabalham com o beneficiamento da polpa de umbu e outras frutas regionais que garantem seus sustentos.

A secretaria de assistência social, além de oferecer cursos às empreendedoras ajudou nas viagens das mesmas para varias feiras na região valenciana. Esse projeto por sinal está concorrendo ao Prêmio Rosani Cunha do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome que premia iniciativas estruturantes do Programa Bolsa Família em todo o país.

0 Comentário