Valença do Piauí, 19 de jul, 2024

Secretaria de Educação de Valença do Piauí realiza live com profissionais para falar sobre o autocuidado

A Secretaria de Educação de Valença do Piauí, realizou nesta quarta-feira 27 de outubro, uma live com profissionais da Rede Municipal para falar sobre o autocuidado. A mesa redonda foi organizada pela equipe do Centro de Atendimento Especializado, refletindo o momento do Pós Setembro Amarelo, como estão os profissionais, abordando o tema: Continuidade do Autocuidado.

Participaram da mesa redonda a Secretária de Educação Edna Quaresma, Secretária de Assistência Social Suzana Alexandrino, Secretária de Comunicação Mauricelia Sousa, Psicóloga Ramile Moura do Programa Melhor em Casa, Célia Tenório do Espaço psicopedagogo CTES, Vinícius de Oliveira Coordenador do CAPS I, Educadora Física Joelma Ferreira e o Psicólogo mediador do encontro Cláudio Wesley.

O psicólogo Claudio Wesley do Centro de Atendimento Especializado, explica o intuído da realização do momento com os profissionais das diversas pastas do município.

“A nossa ideia foi compreender como estão os profissionais da Secretaria de Comunicação, da Saúde, da Educação e da Assistência Social, que são os profissionais que mais se envolve com uma grande demanda, que a partir dessa percepção, dessa fala de cada um, a gente possa chegar a compreensão de que talvez não estejamos bem, de que talvez estejamos cansados, estamos com algum excesso e que através dessa observação a gente também possa buscar um profissional, de buscar um bem estar na saúde”, frisou o psicólogo.

A Secretária de Educação Edna Quaresma, destacou o trabalho da equipe organizadora do evento. “Esse tema que foi discutido hoje foi bastante relevante, muito importante a equipe do Centro de Atendimento Especializado está de parabéns pela inciativa com o apoio da Secretaria de Educação, e por ter trazido esses profissionais para essa roda de conversa, trazendo as experiências mostrando como está os profissionais de cada setor”, afirma a secretária.

Suzana Alexandrino, Secretária de Assistência Social, fala da sobrecarga mental que os profissionais tem enfrentado nesse período de pandemia e a necessidade do autocuidado para que o profissional esteja bem para atender a população.

“Os profissionais que viveram essa pressão da pandemia os cuidados aumenta, a gente precisa ter cuidado com a gente também, quando cuidamos da gente, nós cuidamos do outro porque nós ficamos bem para poder fazer um trabalho melhor”, afirma a Secretária Suzana Alexandrino.

A Secretária de Comunicação Mauricelia Sousa, destaca a importância de reunir quatro secretarias essenciais para falar sobre autocuidado na prevenção da ansiedade, depressão e suicídio.

“O Pós Setembro Amarelo é super importante, porque nós sabemos que a questão da ansiedade, depressão e suicídio é o ano todo, ele perpassa de janeiro a dezembro, e precisa ter essa discussão o ano todo e nós enquanto Secretaria de Comunicação, a gente precisa fazer essas campanhas o ano todo, mas essas campanhas precisam estar alinhadas com as outras secretarias que foi outo ponto positivo hoje porque n´s estamos com a Educação, Saúde, Comunicação e Assistência Social, que são quatro secretarias primordiais nessa luta, nesse enfrentamento a essa questão”, pontuou a secretária Mauricelia Sousa.

O evento foi transmitido pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Valença e salvo para quem desejar conferir as questões que fora esplanadas e avaliadas pelos profissionais.

0 Comentário