Valença do Piauí, 20 de mar, 2025

Secretaria de Educação de Valença realiza Encontro Pedagógico

A Secretaria de Educação de Valença do Piauí realizou nesta sexta-feira (14), encontro pedagógico com gestores, educadores e coordenadores da rede municipal de ensino para alinhar os preparativos do ano letivo, que em Valença começa nessa segunda, 17 de fevereiro.

O encontro ocorreu ao longo do dia com a realização de palestras sobre a síndrome de Burnout com o psicólogo Cláudio Wesley; O professor como empreendedor da própria carreira com os educadores Rogério e Shiarley; Inovação pedagógica para o futuro e a saúde mental e autocuidado com a assistente social Márcia Camilo.

Os trabalhos foram iniciados com a fala da secretária Iara Costa, que saudou a todos e pediu o empenho da equipe e reforçou seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação e a busca constante por aprimoramento das práticas pedagógicas.

O humorista piauiense Dirceu Andrade abriu a programação da tarde com seu show de humor. Ele falou da alegria de levar seu show para os professores. “Fazer sorrir quem mais ajuda a todos, é a profissão mais nobre que existe, que é ser professor. Sou filho de professora e tentei ser professor também, mas lecionar não é só querer, tem que ter vocação e a minha vocação é contar história”, disse o humorista.

O psicólogo Cláudio Wesley destacou a importância dos cuidados psicológicos em tempos tecnológicos.  “Temos a observado como a tecnologia pode acrescentar e possibilitar o aprendizado, mas também temos a preocupação em como isso pode estimular os excessos de ansiedade, a não atrapalhar o processo de aprendizagem da criança e do adolescente”, disse o psicólogo, que trouxe dados preocupantes.

“No ano passado, pela primeira vez, nós tivemos um índice na história do transtorno de ansiedade infantil e juvenil superando o dos adultos, então, nós temos muito a observar e a aperfeiçoar o nosso trabalho. A criança, o adolescente, necessita do auxílio tecnológico, mas ele também não pode ter uma dependência disso, ele também não pode ser um viciado nesse acessório, porque senão vai dificultar a questão social dele, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Então, nós precisamos oferecer esse recurso, mas, ao mesmo tempo, estar trabalhando as habilidades socioemocionais”, alertou.

A assistente social Márcia Camilo, que ministrou a palestra “Inovação pedagógica para o futuro”, falou sobre a utilização da tecnologia no chão da escola.

“Eu sou uma defensora da implementação de políticas públicas que venham fazer com que a gente avance tecnologicamente também na escola porque retirar, frear e barrar é negar um avanço que é social e a formação escolar precisa acompanhar esse avanço que é social, que é inegável e que não tem como a gente voltar umas casas para trás”. Ela também falou sobre a valorização do professor e da docência.

“Quando a gente fala em valorização, a gente está falando sim de valorização financeira, porque o professor, principalmente no Piauí, a gente ainda não tem um salário bom, mas a gente está falando também em valorização do trabalho docente, a partir do investimento na escola, na sala de aula, em recursos tecnológicos, em recursos socioemocionais para o professor e para os alunos, para toda a comunidade escolar, que envolve desde gestão escolar até o aluno, passando por todas as funções”, disse.

Elizabete Moura, diretora-geral da Secretaria de Educação, falou sobre a realização do encontro pedagógico.

“Esse encontro pedagógico de hoje é justamente para unir mais o professor, unir mais a equipe gestora, para que nós tenhamos bons resultados. A gente está vendo bons resultados mediante este encontro de hoje e com certeza nós teremos vários outros bons resultados”, disse.

A participação da família também foi lembrada pela diretora. “Porque a família é a base para o crescimento da criança, então ela vem de casa com aquela base construída com a família e na escola ela vai aprimorar, melhorar e a família anda junto com a escola” disse.

.
0 Comentário