Quantos valencianos estão infectados pelo vírus da dengue?

A Secretária Municipal de Saúde Ariana Rosa foi procurada via telefone pela redação do portalv1, na manha da ultima quinta-feira (17) para informar sobre as ações, que estão sendo feitas pela secretaria de saúde no combate a dengue que em Valença. A matéria visava esclarecer as ações desenvolvidas pela secretaria devido ao grande numero de pessoas que superlotam o hospital e postos de saúde com sintomas de dengue.
No contato, a secretaria disse, que iria se informar dos números já registrados no município e sobre as ações que a sua pasta estava executando para o combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue. Na oportunidade ela afirmou que a Secretaria de Saúde estava com o carro fumacê nas ruas de Valença, mais que iria retornar a ligação para a redação do portalv1 com os números da dengue em Valença.
Passados dois dias úteis, depois do contato com a secretária, o portalv1 ainda espera a ligação da secretaria com as devidasa ções tomadas pela secretaria de saúde do município para combater as ações e os números de valencianos já infectados. Na sexta-feira (18) durante mais uma entrevista a emissora local, o prefeito Alcântara, além de convidar a população para a festa de seu genro no Crovapi disse que o trabalho na Secretaria de Saúde está sendo executado de forma positiva.
Antes o prefeito havia informado que a população iria se surpreender com o trabalho da nova secretaria de saúde que substituiu o vereador Walfredo Filho que teve que retornar a câmara municipal. Em fevereiro o Instituto de Pesquisa Captavox divulgou uma pesquisa, onde 75,33% dos entrevistados classificavam a gestão da saúde como péssima ou razoável.
A pauta com a secretária de saúde teria além da dengue, a as denuncias falta de medicamentos na secretária, os números de casos de calasar em Valença e o fato das pessoas serem obrigadas a dormir em filas para ser atendidas. Esses temas fizeram parte de discursos na ultima sessão da câmara de vereadores. Bem como a presença dos profissionais nos postos de saúde e na zona rural.
O que é dengue
A dengue é uma doença causada por qualquer um dos quatro vírus DEN-1, DEN-2, DEN-3, ou DEN-4, transmitidos para humanos através da picada de mosquito infectado. No hemisfério ocidental, o mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor dos vírus da dengue. Estima-se que mais de 100 milhões de casos de dengue ocorram mundialmente todos os anos.
Como a dengue e febre hemorrágica do dengue são transmitidas
A dengue é transmitida para pessoas pela picada do mosquito Aedes infectado pelo vírus da doença. O mosquito fica infectado pela dengue quando pica alguém com a doença, e depois de em torno de uma semana pode transmitir o vírus ao picar uma pessoa saudável. Dengue não pode ser transmitida diretamente de pessoa para pessoa.
Quais são os sintomas da dengue
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça forte, costas doloridas, dor nas articulações, vômito, dor nos olhos e erupções na pele. A dengue hemorrágica é caracterizada por febre que dura de 2 a 7 dias, com sintomas gerais que podem ocorrer em muitas outras doenças (náusea, vômito, dor abdominal, dor de cabeça). Esse estágio é seguido por manifestações hemorrágicas, tendência de machucar-se facilmente ou outros tipos de hemorragias na pele, nariz ou gengiva sangrando, e possivelmente sangramento interno. Os vasos sanguíneos capilares tornam-se excessivamente permeáveis, permitindo que componentes do fluido escapem. Isso pode ocasionar falha do sistema circulatório e choque, seguido de morte se a falha no sistema circulatório não for corrigida.
Como é o tratamento para dengue
Não há medicação específica para tratamento da infecção de dengue. Pessoas que suspeitarem que tenham dengue devem tomar analgésicos com acetaminofen e evitar aqueles que contenham aspirina. Deve-se também descansar, beber bastante líquido e consultar um médico.
Como pode-se diminuir o risco de contrair dengue
Não há vacina para prevenir dengue. As melhores medidas preventivas para pessoas que vivem em áreas onde existe o mosquito Aedes aegypti é eliminar os lugares onde ele coloca os ovos, geralmente recipientes quem contêm água. Objetos que retêm água da chuva ou usados para armazenar água (recipientes plásticos, pneus usados, baldes, etc) devem ser cobertos ou descartados apropriadamente. Recipientes para animais beberem e vasos de plantas devem ser esvaziados e lavados pelo menos uma vez por semana. Isso elimina os ovos e larvas do mosquito. Para aqueles que viajarem ou vivem em áreas com dengue, o risco de ser mordido por mosquitos dentro de casa é reduzido ao usar ar condicionado e fechar portas e janelas. A aplicação de repelentes de mosquitos também diminui as chances de ser picado.
Fonte: Captavox (protocolo PI00011/2012)
Paulo José
Nessa entrevista o prefeito quase dizia que a festa era mais uma obra da prefeitura e para não perder o costume de que o Rubens tentou de todas as formas atrapalhar a festa. kkkkkk
Daniel Sousa
Isso já tá virando piada kkkkkk lá nas sinucas do xerem alí perto da rodoviária, quando o caba perde uma bola, ele logo grita. Pow foi o Rubens que atrapalhou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Luciana
Quem nada faz, pouco vê. Nosso prefeito não tendo um “slogan” de moral,coloca a culpa toda em Rubens,já me cansei disso seu prefeito. Vá trabaiar home, tome tento, deixe pôr a culpa no seu adversário.
Fernando
Ainda bem que não escuto esse rádio! É campanha fora de época e o povo cai se quiser. O cara passa 8 anos sem fazer nada e agora no último ano quer fazer algumas coisas pra dizer que está trabalhando e ainda praticamente obriga o povo a votar. É brincadeira. Colega o voto é livre e de direito de todo cidadão!
Claúdia
O governo federal, estadual e o municipal fazem a parte deles em relação à ações de combate à Dengue. O que falta é a população se conscientizar que também é responsável pelo combate à Dengue, ou seja, através de ações individuais, descritas acima pelo próprio Portal V1 (Como pode-se diminuir o risco de contrair dengue
). As pessoas são muito ACOMODADAS e MAL EDUCADAS. Quer um exemplo? Quem não tem um terreno onde alguém ou o próprio dono do terreno joga lixo (garrafas de vidro, plástico, lixo orgânico etc)? Quem tem seu terreno deve sempre mantê-lo limpo e não são as autoridades que devem realizar a limpeza. Outro exemplo? Quem nunca viu alguém sentado na porta da calçada de casa bebendo um refrigerante em lata e depois jogá-la na rua? Sem falar que este ato contribui para que a cidade fique suja. Dentre muitos outros exemplos. Aos eleitores uma observação: Por que somente na época de campanha eleitoral surgem estes fatos? Os vereadores que ai estão devem contribuir com a gestão municipal (seja situação ou oposição) com ideias ou sugestões que tragam melhorias à população. Cobrem dos vereadores de vocês ações deles também. Vocês já se perguntaram que projeto ou que ação o vereador que você votou fez para seu município? Fica ai a reflexão.