Valença do Piauí, 25 de set, 2021

Secretária Ielva Melão chama atenção para as mudanças no Bolsa Família

Secretária de assistência social de Valença, Ielva Melão

A secretária de assistência social de Valença, Ielva Melão, chamou a atenção das famílias cadastradas no programa Bolsa Família para a reorganização que o programa está passando.

Segundo a secretária, o governo federal montou uma base de dados mais ampla formada pelos bancos e outros órgãos para aumentar a fiscalização do programa com o intuito de beneficiar apenas as famílias que realmente precisam do auxilio.

 “Tem pessoas que chegam nos bancos e declara que ganha x por mês e tá lá que ela declarou que recebe tanto por mês. Esse valor é o mesmo que ela declarou aqui no cadastro único? Se for o mesmo não tem problema, ela continuará a receber o Bolsa Família normalmente, mas se não for ela perde o beneficio” exemplificou

Outra questão levantada pela secretária é em relação à duplicidade de beneficio e a exclusão do companheiro. Em 2017 de acordo com Ielva Melão foram feitas mais de 500 cadastros em Valença, sendo que desse total mais de 200 famílias foram beneficiadas.

Ela pediu que as famílias que estão dentro dos critérios realizem o cadastro único para aproveitar as vantagens como descontos na taxa de energia, entre outros. Sobre a participação do município no processo, ela explicou que o município só é responsável pelo cadastramento não tendo nenhuma gerencia nos cortes ou pagamento do beneficio.    

Além do Bolsa Família, Ielva Melão destacou as novidades do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que garante um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos que não é aposentado ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. A novidade desse beneficio é que o governo aceita até duas pessoas por família e o cadastro vai até o fim desse ano.

Ielva Melão chamou a atenção das pessoas que declaram Imposto de Renda, agora elas podem destinar parte desse dinheiro para instituições do município, como por exemplo o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente que já aprovou dois projetos em Valença custeado em parte por essa modalidade, o Natal das Crianças e agora a escolinha de futebol que terá inicio quando começar as aulas.  

0 Comentário