Portal V1

Secretário critica prefeitura e emissora sai do ar. Ouça a entrevista

13/04/2012

secretario municipal de agricultura e meio ambiente Renato Satiro

O que era para ser uma demonstração positiva da administração municipal terminou em uma lavação de roupa suja, que irá trazer muitas seqüelas na reta final da administração do prefeito Alcântara. No epicentro está o secretario municipal de agricultura e meio ambiente Renato Satiro, que concedeu entrevistas a FM Cidade, inicialmente para falar da conquista de sua secretaria que depois de oito meses de trabalho conseguiu a liberação para emitir laudo de licença ambiental. Segundo Renato Satiro esse laudo é emitido apenas por quatro cidades piauienses. “Nem a cidade de Picos, que tem quase 100 mil habitantes pode emitir esse laudo” destacou.

Após explicar o feito, o secretario de agricultura Fez um desabafo das dificuldades enfrentadas por ele para gerir sua pasta, que conta com uma equipe mínima e que dispõem de apenas R$ 200 reais para custeio e citou a via crucis para conseguir as condições mínimas de trabalho, principalmente em relação a diárias e combustíveis. Ele relatou que essa dificuldade é instransponível se o prefeito não estiver na cidade, uma vez, que devido à centralização imposta pelo prefeito Alcântara, apenas ele pode liberar combustível na prefeitura.

Renato Satiro disse ainda que por vezes ele e membros de sua equipe deixaram de ir a Teresina por falta de combustível e pela escassez de diárias. Ele explicou que recebia apenas 30 litros de combustível para rodar os 420 km de distancia entre Valença e Teresina “Meu carro faz 10 km com um litro de gasolina, só não fiquei em Barro Duro, porque paguei do meu bolso” lamentou. Essa centralização do poder de acordo com Renato Satiro prejudica a gestão municipal que é muito ampla e não pode ficar apenas na dependência do prefeito municipal.

Renato Satiro criticou alguns colegas que dificultam a gestão municipal impedindo que a mesma flua naturalmente. As criticas sobraram ainda para os vereadores da própria base, que segundo o secretário tentam desmoralizar a sua pasta ao pedir que o prefeito Alcântara intervenha na secretaria de agricultura para que amenize a apreensão de animais no município.. O secretario afirmou que está cansado do descaso do prefeito com a agricultura e o meio ambiente que antes servia apenas para cabide de emprego.

Desabafou ainda sobre o tratamento desigual dado pelo prefeito Alcântara no tocante as verbas orçamentárias, ele relatou que enquanto algumas secretarias tem o livre arbítrio com suas verbas, existem outras que precisam mendigar para obter sua receita. Ele informou que do orçamento de 2011 teve direito apenas a 40% do montante de R$ 171 mil reais.

Outro problema enfrentado na gestão do prefeito Alcântara segundo o secretario é a desigualdade dada aos próprios secretários, uns tem acesso livre ao gabinete, enquanto que outros são obrigados a mofar na sala de espera, juntamente com as pessoas que vão conversar com o prefeito.

Renato Satiro por varias vezes se disse cansado e informou que a sua permeância na pasta dependerá de um comprometimento do prefeito Alcântara em atender as necessidades primárias da secretaria de agricultura. Se as declarações do secretário de agricultura foram recebidas com perplexidade por expor à sociedade a desorganização administrativa, outro fato inusitado porem não menos preocupante marcou esse episodio. No meio da entrevista, a emissora comanda por familiares do prefeito teve sua transmissão misteriosamente interrompida antes do final da entrevista do secretario.

Ouça alguns trechos da entrevista.

Compartilhe

7 Comentários

  1. Chico Gabriel Filho em 13/04/2012 às 09:03

    O Secretário Municipal de Agricultura deve está cansado por não fazer nada. Quantos produtores rurais foram atendidos por esta secretaria?

    • carla em 16/04/2012 às 12:19

      Muito bem! Vamos trabalhar…

  2. João Filho em 13/04/2012 às 16:34

    O barco tá afundando…

  3. Carlos em 14/04/2012 às 10:56

    Quem é de fato o secretário de agricultura de Valença? é o Luis Carlos ou o Advogado Renato Sátiro

  4. Gregório Araújo em 15/04/2012 às 07:41

    Quem estiver insatisfeito com este modelo de administração, se manifeste,nos procure,temos todo prazer do mundo em formar um grupo forte,decedido.unido em busca de reconstruir um Valença melhor,cobrando uns aos outros atitude para um bom funcionamento da saúde,educação,esporte,saneamento,cultura e agricultura criando no geral emprego e renda, as eleições vem aí precisamos de homens e mulheres que tenham compromisso com o desenvolvimento do nosso municipio.

  5. Jota Junior em 17/04/2012 às 10:10

    Realmente não existe nada que funcione nesta cidade, o prefeito não da autonomia a nenhuma delas.
    Mas este ano teremos eleição vamos dar troco. Acorda povo valenciano.

  6. joao barbosa da silva em 17/04/2012 às 20:56

    boa noite,ao pessoal da radio, mais principalmente ao sr: dr: satiro. Pela sua fala e pela sua postura firme ao se manifestar as provaveis bravatas e prepotencias da atual administraçao de valença. nao e´ de hoje que todos nos sabemos que cidades como valença sao administradas por pessoas que acham que sao verdadeiros, donos da prefeitura.E agem como se a prefeitura fosse uma empresa familiar, colocando subrinhos como secretario ou como verdadeiros aspones. mais isso esta mudando pois hoje com a internet podemos nao so acompanharmos o que estar acontecendo como podemos denunciar qualquer tipo de inrregularidade como por exemplo nepotismo, estou madando esse email de sao paulo, mais acompanho os saites dessa cidade como varias outras do pais. parabems dr satiro, espero que uma pessoa seria e com essa postura logo assuma o executivo dessa cidade e que logo o povo possa nao mais ouvir suas queichas mais sim as vantagens em toda sua administraçao. boa sorte a todos!

Deixe seu comentário