Secretário da Cultura do Estado Fábio Novo entrega revitalização de casarões e Memorial Petrônio Portela
O Secretário da Cultura do Estado Fábio Novo, participou nesta segunda-feira 28 de março, da cerimônia de entrega das 27 fachadas dos casarões revitalizados e do Memorial dedicado a Petrônio Portela, antigo abrigo de Valença do Piauí. O projeto foi executado pelo Governo do Estado, através da Secult com o apoio do Siec e contrapartida da Prefeitura de Valença.
A revitalização do centro histórico e transformação do antigo abrigo no Memorial Petrônio Portela teve um investimento de R$500 mil reais. Prestes a deixar a Secretaria de Cultura do Estado, Fábio Novo destaca a importância de poder entregar essa parte do projeto.
“Hoje é um dia muito especial da nossa gestão, estou concluindo meu ciclo na Secretaria de Cultura e aqui nós discutimos a revitalização do centro histórico de Valença, uma coisa muito desejada por todos, nós entregamos 27 casarões recuperados”, disse o Fábio Novo.
O secretário falou que além dos casarões revitalizados, Valença necessitava de um espaço dedicado ao filho ilustre Petrônio Portela e se alegra em poder ter realizado essa obra. Ele ainda destaca a aprovação de mais investimento para construção do Museu de Mestre Dezinho, artesão valenciano conhecido mundialmente.
“Nós hoje concluímos esse primeiro momento e já assinei a destinação de mais 200 mil para construção do Museu de Mestre Dezinho, esse museu onde vai também retratar a obra de outro grande filho ilustre de Valença, para o Piauí e para o mundo. Mestre Dezinho, a sua arte santeira hoje existe inclusive no vaticano de forma que ela é muito importante”, afirma.
Fábio Novo encerra contando o que ainda vai ser feito nesse trabalho de revitalização do centro histórico de Valença.
“Então quando nós tivermos o museu do Mestre Dezinho, o Memorial Petrônio Portela, os casarões revitalizados, a nossa ideia é expandir isso e a partir do próximo ano fazer também a igreja de São Benedito e subir até a igreja matriz, deixando todo esse centro histórico revitalizado, mais atrativo, mais bonito para que a gente posso receber turistas”, conclui o secretário.
O vereador Kassio Gomes, um dos idealizadores do projeto de revitalização fala da sua satisfação em ver o projeto sendo executado, da parceria com os pessoas envolvidas e emprenho do secretário Fabio Novo em realizar essa obra.
“O sentimento é de pertencimento a minha terra isso é o que me move e eu acredito que seja o que move também as demais pessoas envolvidas nesse projeto, nós unimos forças, pessoas abnegadas e que já fazem cultura no município de Valença chegaram até o secretário de Estado da Cultura, que é um amigo pessoal meu o deputado Fábio Novo, para levar essa demanda e a nossa meta era colocar Valença no circuito das cidades com os centros históricos revitalizados”, frisa Kássio Gomes.
O vereador ressalta que essa obra vai dar um novo ar para o centro antigo da cidade. “Criando uma atmosfera cultural dentro desse espaço que é verdadeiramente o ponto inicial da nossa cidade e vamos reviver a nossa história, nossa memória através desses casarões requalificados, do memorial, do museu, da igreja e de vários outros equipamentos culturais para cidade de Valença”, comenta o Vereador Kássio.
Representando o prefeito Marcelo Costa, o vice-prefeito e secretário de Obras Rubéns Alencar, agradeceu a todos os envolvidos. “Quero dizer que o prefeito de antemão agradece todos os envolvidos, a nossa cidade precisa de muitas mãos”, comenta Rubéns que destaca a beleza da obra e o compromisso de todos em fazer Valença melhor.
“O rosto da cidade está estampado nessa obra que mostra a nossa cidade com cores, brilho e com grandeza, então nós queremos só agradecer, Valença precisa ter união, precisa ter compromisso de todos”, finaliza Rubens Alencar.
Estavam também presentes na cerimônia, os vereadores Vanildo Castro, Ilana Caetano, Lívia Nogueira, a Secretária de Cultura Lilian Cavalcante, assessora de comunicação do município Mauricelia Sousa, ex-prefeita Ceiça Dias, ex-vereador Getúlio Gomes, vereador de Pimenteiras Gean Lucas, diretora do Hospital Regional Eustáquio Portela Lucília Marreiros, Jornalista Zózimo Tavares, presidente da APL, arquiteto do projeto Paulo Vasconcelos, Francivaldo Santos e Geovane Vieira do Instituto Avance e lideranças políticas.
Se apresentaram a banda de música 20 de Setembro, o grupo Cangaço de Ouro e os artista da terra, Jó Oliveira.
.