Secretário de agricultura de Valença e diretor do IFPI discutem parcerias para fortalecer a agricultura local
Nesta sexta-feira (5), o novo secretário municipal de Agricultura de Valença do Piauí, Luciano Coelho, reuniu-se com o diretor-geral eleito do Instituto Federal do Piauí (IFPI) de Valença, Jonilson Alves, para discutir futuras ações e projetos conjuntos que visam impulsionar o desenvolvimento agrícola na região.
A reunião, realizada nas instalações do próprio IFPI, contou também com a participação do coordenador do curso Superior de Engenharia Agrícola, Dr. Fábio Nunes; do coordenador do curso de Administração, César Noronha; do coordenador de extensão, Jailson Nascimento; do professor Dr. Wellington Rodrigues e da professora Mestra Geane Vieira.
Durante o encontro, foram abordadas diversas pautas de interesse da agricultura municipal, incluindo oportunidades de estágios para os estudantes do campus, a qualificação de servidores da secretaria por meio de cursos de capacitação, além da participação do campus em eventos ligados às ciências agrárias. Também foi discutido o projeto “Quintais Produtivos” e outras iniciativas que podem fortalecer a agricultura local. Além disso, foram apresentadas outras possibilidades de parcerias entre o IFPI e a gestão do prefeito Marcelo Costa, visando ampliar o impacto das ações na comunidade.
Desde que assumiu a pasta, Luciano Coelho tem promovido encontros com secretários municipais e órgãos ligados ao setor, buscando alinhar projetos que ofereçam alternativas para ampliar conhecimentos e atender melhor às necessidades dos agricultores de Valença.
Por sua vez, o novo diretor do campus, que assumirá em agosto próximo, também busca estabelecer parcerias para levar cursos em diversas áreas aos municípios, aproveitando a estrutura e o conhecimento da equipe do IFPI Valença.
Tanto Luciano Coelho quanto Jonilson Alves saíram da reunião confiantes de que esses projetos poderão ser implementados em breve, contribuindo para fortalecer uma base agrícola já presente na cidade, mas que ainda carece de tecnologias de produção modernas e eficientes que podem ser oferecidos pelo IFPI Valença.