Portal V1

Secretário Kássio Gomes participa de fórum com técnicos do MEC

22/03/2017

Equipe da educação de Valença

Acontece em Teresina nesta terça (22) e quarta-feira (23) mais uma edição do Fórum Estadual da Undime Piauí. A Undime é a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e atua na discussão, capacitação e luta por melhorias nos sistemas de ensino municipais junto ao Governo Federal e outros órgãos.

O encontro acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e tem a participação de diversos municípios. Valença está representada pelo secretário de educação, Kássio Gomes, e mais 4 servidores de áreas estratégicas da pasta.

Durante os dois dias, os profissionais de educação irão aperfeiçoar e discutir temas como valorização dos profissionais da educação, Plano nacional de Educação, Plano de Cargos e Carreira, sistema de prestação de contas do FNDE e o censo escolar, tido como espinha dorsal da aquisição de recursos dos municípios.

Para o secretário Kássio Gomes, o fórum é uma oportunidade de trazer soluções e buscar a nível nacional a reparação para a educação dos municípios em áreas como transporte escolar e merenda, que ainda necessitam de investimentos diretos do município através de parte do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), bem como outros setores.

“A gente vai estar atuando nesse fórum, levantando e discutindo os problemas que o Piauí tem que ser levado a nível nacional e tem técnicos do MEC hoje dentro desse fórum pra discutir e levar essas demandas”, explica o secretário.

Em termos práticos, a capacitação dada para os profissionais da Secretaria de Educação de Valença deve otimizar o trabalho da pasta em áreas como reforma de escolas, prestação de contas e, sobretudo, no censo escolar, que baseia o índice de recursos a ser enviado para o município.

“Se tivermos pessoas capacitadas nesses setores vamos dar mais celeridade e não vamos mais ter problemas de prestação de contas. Vamos ter um senso escolar bem mais consistente gerando receita pro município pro ano que vem e nós teremos a sistematização do ensino, com uma gestão em consonância com o que tá sendo praticado no Piauí e no país”, finaliza o secretário.

Nessa quarta-feira (22) Kássio Gomes foi eleito membro titular do Conselho Nacional de Representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

O fórum

Uma das palestras que marcaram o primeiro dia de Fórum da Undime foi com a presidente da união, que é dirigente municipal de São Bernardo do Campo, São Paulo, Cleuza Repulho, com o tema “O Papel da Undime no Fortalecimento da Educação Municipal e a importância dos DME no processo”.

Ainda no primeiro dia de Fórum, os técnicos encarregados pela elaboração e/ou revisão dos Planos Municipais de Educação nos municípios poderão participar de oficinas.

Fonte: 45graus

Compartilhe

Deixe seu comentário