Valença do Piauí, 23 de fev, 2024

Selo de Inspeção de Origem Animal será implantado na região valenciana

A reunião foi realizada na  câmara municipal
A reunião foi realizada na câmara municipal

A implantação do Selo de Inspeção de Origem Animal nos 15 municípios que compõem o Conselho do Território do Vale do Sambito foi um dos temas discutidos na reunião mensal do conselho realizado na cidade de Pimenteiras. A reunião contou com a participação dos prefeitos Venicio do Ó de Pimenteiras. Dr. Moacir Moura da Inhuma e Antonio Filho de Barra D’ Alcântara, presidente da câmara João Bosco, secretários e assessores de Várzea Grande, Prata, Francinópolis, Santa Cruz dos Milagres e do representante do Ministério da Agricultura (MAPA) Antonio Áureo da Silva.

As dificuldades dos produtores em vender seus produtos de origem animal ou vegetal e a falta de estrutura das prefeituras para a criação de um sistema municipal de certificação dominaram a reunião realizada no plenário da camara municipal. O prefeito Venicio do Ó afirmou que é preciso encontrar alternativas para resolver o problema das cidades que não contam com essa estrutura como é caso de Pimenteiras que não dispõe, por exemplo, de um matadouro publico.

Ele relatou que na que gestão passada foi construído um matadouro que não tem estrutura para abater um bode. “Não tem água e nem reservatório. Estamos com a questão na Justiça para entender como a prefeitura recebeu a obra sem a mínima condição de funcionamento” adiantou.

Venicio do Ó disse ainda que a implantação do selo depende da união dos prefeitos do território, da iniciativa privada e dos poderes constituídos nos municípios como os vereadores. “Todos precisam participar desse processo o que não se pode é prejudicar a população com decisões arbitrarias como a que aconteceu aqui em Pimenteiras, quando os quatro vereadores da oposição votaram contra o projeto que regulariza a Vigilância Sanitária no município” disse.

A presidenta do conselho Lidiane Veloso falou da importância da criação do selo para o território. “A criação do selo de inspeção é importante para todos os municípios, uma vez, que dentro de pouco tempo os nossos agricultores não poderão comercializar seus produtos de origem animal porque todos precisam ser inspecionados. Esperamos agora uma somatória de forças para a implantação do selo e outras ações dos prefeitos nesse sentido” destacou. A próxima reunião está marcada para o dia 26 de setembro na cidade de Santa Cruz dos Milagres.

.
0 Comentário