Valença do Piauí, 16 de abr, 2021

Sem a presença dos vereadores da base aliada, Ielva Melão se elege presidenta

vereadora Ielva Melão

A vereadora Ielva Melão (PPS) foi eleita na noite desta quarta-feira (15) presidenta da Câmara Municipal de Valença do Piauí. A vereadora recebeu 05 votos dos colegas e se tornou a terceira mulher a presidir o Parlamento Municipal, antes as vereadoras Salete Lima Verde e Ineide Lima Verde já haviam exercido o cargo maior da Câmara de Vereadores.

Se a eleição de uma mulher para presidir a câmara não foi novidade outro fato se tornou um “marco” nessa eleição parlamentar. Os vereadores da base do prefeito Alcântara Eliseu França, Ceiça Dias, Lindomar Amâncio e Valdefran Vieira não compareceram a sessão, fato nunca registrado pelo Poder Legislativo.

A ausência dos parlamentares foi lamentada pelos colegas. “É uma falta de respeito você não comparecer a eleição da Câmara Municipal, sendo que ninguém viajou, tem vereador que diz que é atuante e comprovou que não é” afirmou o vereador Tico Adriano eleito como segundo secretário.

O vereador Pedro Ribalta disse que a câmara está bem servida com a eleição da vereadora Ielva Melão. “As mulheres estão tomando conta da política” disse o vereador. O presidente Gilmar Barbosa que foi eleito vice-presidente afirmou que na política é preciso saber perder, ele lamentou a ausência dos colegas na eleição e ressaltou a união do grupo formado em sua gestão há dois anos atrás.

O novo 1º secretário Joaquim Filho começou seu pronunciamento enaltecendo a gestão do presidente Gilmar Barbosa, que segundo ele soube administrar a câmara com todas as dificuldades existentes como, por exemplo, a diminuição do repasse financeiro. O vereador falou sobre as ausências dos vereadores da base do prefeito.

“Estou nessa casa há 14 anos já mais vi vereador correr com medo de eleição, eleição a gente perde, mais perde com dignidade, eleição a gente perde, mais perde de pé, mostrando a hombridade, mostrando o seu valor, não se escondendo para não vir a esse plenário, até onde nós vamos” indagou.

Bastante emocionada a nova presidenta agradeceu a todos os presentes, especialmente aos quatro vereadores que a conduziram ao comando do Poder Legislativo, ela também lamentou a atitude dos colegas. “Infelizmente alguns colegas faltaram, não tiveram a hombridade, mais cada qual escolhe como agir, ficaria mais satisfeita se eles estivessem aqui, olhando no meu olho e mostrando ao povo como se age num parlamento” afirmou. Ielva Melão disse que irá manter um bom entendimento com o Executivo, ela disse que os poderes são independentes mais é necessário que aja uma boa harmonia.

A Minha Prima Com Carinho

A informação da não ida dos vereadores a sessão que culminou com a eleição da nova mesa diretora teve vários momentos antes dos acordes finais desta quarta-feira (15). Varias foram as noticias de tentativas de compras de votos, oferecimentos de dinheiro, cargos e favorecimentos comerciais etc.

O último embate aconteceu com a duvida sobre a legalidade da Sessão Solene, caso se confirmasse as ausências vereadores Eliseu França, Ceiça Dias, Lindomar Amâncio e Valdefran Vieira, como de fato aconteceu. A Lei Orgânica e o Regimento Interno davam conta que para a eleição ter validade era necessária a “Maioria Absoluta” dos vereadores, ou seja, a presença de seis dos nove vereadores em plenário.

O que validou a eleição realizada nesta quarta-feira (15) foi o Projeto de Resolução 04/2002 de autoria do ex-vereador Gregório Veloso (in memoriam), que em seu Inciso IV afirma que caso não haja a presença da maioria absoluta será realizada outra votação decidindo-se a eleição por Maioria Simples.

Esse Projeto de Resolução foi um presente do ex-vereador Gregório Veloso a sua prima Ielva Melão, que apesar de não ter passado por esse vexame, ele Gregório Veloso soube prever o que viria acontecer com o Parlamento Municipal Valenciano. Clic no player e ouça parte dos pronunciamentos dos vereadores Joaquim Filho e Ielva Melão.

Discurso Ielva Melão

Discurso Joaquim Filho

fotos

.
12 Comentários

Miskoo

Parabéns Veradora!!

16 dez, 2010 Responder

Raimunda Carlos Rosa

Parabens Vereadora Ielva Melão,sucesso nesta nova jornada pois esse ano realmente está favorável a classe feminina, te desejo feliz natal e um ano novo de realizações.

16 dez, 2010 Responder

Paula Soares

O grande adversário da vereadora Ceiça Dias não foi a Ielva Melão e sim o prefeito Alcântara que preferiu apoiar o Joaquim filho ao invés da vereadora. Talvez porque o prefeito já ouviu na rua que a vereadora deseja ser candidata a prefeita e é notório que o prefeito não queira fortalecê-la. Vem ai os cargos do estado e certamente ela ficará de fora de um cargo importante mais uma vez. Seria natural depois de ser traída que ela tomasse uma atitude, mais acredito que isso não acontecerá mais uma vez.

16 dez, 2010 Responder

Mauricio Jones

Parabens Ielva, sucesso nesta nova empreitada, quanto a ausencia dos outros vereadores não poderia se esperar outra coisa, já que são aliados de quem? Lamentável a ausencia da Vereadora Ceiça Dias, pois a mesma é conhecida pela educação e gentileza, perdeu uma grande oportunidade de ficar bem com os eleitores esclarecidos.

16 dez, 2010 Responder

luisa cunha

Eu, na qualidade de ex moradora de Valença, onde passei os melhores anos de minha vida, de leitora assídua não só deste mais de outros sites da cidade, e amante da ciência política, vejo com alegria e otimismo a eleição da vereadora Ielva Melão como presidenta do legislativo valenciano, uma vez que Valença se encontra, espoliada por um grupo de políticos que legislam e executam em seus próprios benefícios, ter a frente do legislativo a vereadora Ielva, uma mulher de fibra, séria, de caráter, sem sorrisos falsos, sem subterfúgios, sem conversa fiada e com coragem para enfrentar os que fazem da política um trampolim para ascensão pessoal sem duvida é uma grande alegria para aqueles que como eu, tem amor verdadeiro por essa cidade.

16 dez, 2010 Responder

cinthia

Ora, pois os vereadores da situação não compareceram a eleição da mesa diretora, por que estavam na missa em ação de graças pelo niver do prefeito Alcântara, um motivo mais do que justo para eles , afinal vem ai a partilha dos cargos estaduais …acorda povo…

16 dez, 2010 Responder

Daniel Sousa

Paulo depois dessa traição ela deveria procurar o lado certo.

16 dez, 2010 Responder

Jeane Silva

Parabéns pela conquista professora Ielva foi uma vitoria digna e honrada. Fui sua aluna a muito tempo e hoje eu moro na Argentina mais sempre acompanho as noticias de Valença per esse portalv1. Suas palavras mim emocionaram muito e sei que são verdadeiras, pois é o mesmo sentimento que a senhora tinha em sala de aula. Parabéns Jeane Silva.

16 dez, 2010 Responder

cinthia

DANIEL tenho certeza que infelismente ela vai continuar onde está afinal ela estava na primeira fila na missa do Prefeito …

16 dez, 2010 Responder

vicente izidorio soares

Foi realmente lamentável a atitude dos vereadores citados nessa matéria, não participar de uma eleição para presidência da câmara é um desrespeito sem limites: aos eleitores de modo geral, principal mente aqueles que os elegerão, sem falar na grosseria e na deselegância. Não sei o que teria motivado esse comportamento, que não é digno dia uma pessoa publica, que deveria ter zelo e respeito pela casa legislativa.
A câmara de vereadores de Valença precisa de renovação, mas renovação tem que ter com qualidade, não podemos passa o tempo inteiro trocando seis, por meia duzia. Acho, ainda que as vezes as pessoas pensam que a câmara de vereadores é uma brincadeira de menino mimado que fica fazendo pirraça aos pais porque não ganharão o presente desejado.
Quem tem coragem de lutar, luta em qualquer situação, em qualquer terreno, pra ganhar ou perder. Pois mais vale a lagrima da derrota do que a vergonha de não luta.

16 dez, 2010 Responder

pescador

È uma vergonha da parte do vereadores que nao comparecem a eleiçao, onde ja se viu faltar todos em plena eleiçao da camara municipal.
E nao é por partilha d cargos faltaram porque sabiam que iriam perder, por isso fugiram. para um viriador que si dizia atuante bela demostraçao de atuaçao faltando em uma eleiçao simplismente por marra!!ô viriador atuante, mi polpe!

17 dez, 2010 Responder

Dino Barbosa

Eleitor Valenciano, qto custa o seu voto? vc
acha que seu voto tem preço? fiquem atento /
para as proximas eleições, pois, esta é a /
oportunidade que vcs tem para mudarem essa /
historia, aprendam a ficar do lado de quém /
realmente tem compromisso com a Cidadde de
vcs. Porque se vcs agirem da mesma forma os
resultados obtidos serão os mesmos , ou eu
estou falando alguma besteira? Acordem para
um futuro melhor nas proximas eleições, não
se deixe levar por falsas promessas.Há pes-
soas simples e humildes que estão lutando /
por vocês principalmente na Camara dos Ve-
readores, fiquem atento a isso.

Abraços
Dino Barbosa
SP – 17/12/2010

18 dez, 2010 Responder