Valença do Piauí, 13 de jul, 2024

Serra do Mucambo: Romaria à Pedra de São Francisco em Lagoa do Sitio foi um sucesso

A 17ª edição dos festejos de “São Francisco da Pedra” na localidade Mucambo, zona rural de Lagoa do Sitio foi realizada com grande sucesso nesta segunda-feira, 1º de novembro. Por conta da pandemia da covid-19 a celebração não pôde ser realizada ano passado, mas com a estabilidade dos casos romeiros de várias partes da região valenciana compareceram e mantiveram a tradição que acontece no local há mais de 100 anos.

“Tudo isso aqui começou com a minha família, meu tataravô, meu bisavô e avô já vinham aqui pagar promessas como começou eu não sei dizer, só sei que meus antepassados já cultuavam São Francisco da Pedra” afirmou a nutricionista Vera Gabriel que disse ainda que as primeiras romarias aconteciam em datas esporádicas e desde 2004, elas passaram a ser realizada no dia 1º de novembro.  

“Tem mistério que se comtempla com os olhos da fé, então é algo que mexe com cada um de nós, saímos renovados saímos com aquela vontade de realizarmos as vontades de Deus, é mistério” destaca o padre Antônio Carlos sobre a energia diferenciada que envolve o local.

Quem se deslocou para a localidade foi surpreendido com a estrutura montada para o evento como banheiros, equipes de saúde, segurança, limpeza e montagem de tendas e todas as medidas sanitárias.

“Sempre trabalhamos ao lado do povo e ouvindo a comunidade e procuramos fazer um trabalho diferenciado aqui, discutimos com a organização, secretários com o padre e em três semanas decidimos fazer esse evento aqui e graças a Deus está acontecendo da melhor forma possível, melhoramos a acessibilidade, estruturamos o local e esse é o primeiro de muitos que iremos fazer” disse o prefeito Sávio Moura que garantiu apoiar a construção da capela da localidade.

Após a celebração a Prefeitura de Lagoa do Sitio distribuiu folders com a história da romaria e fitas abençoadas pelo padre Antônio Carlos. Veja a historias, as fotos e as entrevistas colhidas no local.






 

.

FESTEJOS DE SÃO FRANCISCO DA PEDRA

Entre o espaço sagrado e profano de São Francisco da Pedra, o qual faz parte de uma manifestação cultural de devoção religiosa destaca-se a Serra do Mucambo município de Lagoa do Sitio-PI.

O referido santo é reconhecido como santo do povo que atrai um grande público religioso que se declara em forma de agradecimento as graças alcançadas.

CORDEL

Cheia de mistérios, lendas e encantos de um povo e uma nação, que ali se refugiava com grande precisão achou se a serra do mucambo um lugar de devoção;

Situada em nosso município que sempre vem a se destacar a mais de 100 anos as pessoas vem visitar, mostrando fé e coragem a uma graça alcançar;

Não se sabe bem ao certo dos seus grandes mistérios mais a fé viva do povo no São Francisco da pedra, realiza cura e milagres a todos que a Deus e a ele se apega;

No primeiro de novembro se cumpre a tradição a romaria de São Francisco com grande devoção, junta muitos fieis com amor no coração pedindo graças a ele e cumprido a missão;

Graças e milagres lá já foram alcançadas registradas em histórias que para sempre será lembrada, do povo fiel a cristo que sempre a ele buscava;

Não posso mais me alongar pois historias muitas tenho a contar em duas semanas de pesquisa pude observar que além da beleza do lugar tem um grande mistério que não se pode desvendar;

HISTORIA

Serra do Mucambo situada a cerca de 31 km da sede do município de Lagoa do Sitio, vem a cada ano se destacando na romaria de São Francisco da pedra, onde muitos fieis vem a esta região, com intuito de pagar suas promessas e conhecer o lugar.

Na data local já se pode registrar e conhecer por populares, graças e milagres alcançados onde pessoas pedirão e foram atendidos, através desta fé a cada ano cresce a romaria, este ano estamos a= festejar a 18° romaria. Mais através de entrevistas e pesquisas podemos observar que a mais de um século fieis já visitavam este belíssimo local, um local de beleza exuberante e encantadora, que traz muitos mistérios aos que aqui vistam. O local pode se encontrar registros bem antigos como, pinturas rupestres e gravuras em rocha, um local de vegetação nativa e cercado por picos rochosos de pedras e nascentes de água, encontra se uma enorme rocha onde os fiéis assemelha a imagem de São Francisco no qual ficou batizado como São Francisco da pedra, e desde então fieis visitam a cada ano buscando graças e milagres. A cerca de 500 metros da pedra fieis avistam a imagem na qual se assemelha a São Francisco, poucos conseguem ver segundo moradores vai muito da fé e do local que se observa.

Onde está situado este local ainda é uma propriedade privada, mais onde sempre esteve em parceria com o município, para a realização desta romaria, já existe também um terreno doado por um morador daquela região onde futuramente será construído o local de celebrações e abrigo aos romeiros. Aqui fica registrado um pouco da história da romaria a São Francisco da pedra.

Fotos: Portal V1 e Alderi Sousa

0 Comentário