Valença do Piauí, 20 de jan, 2021

Servidora da 7ª GRE é demitida por não votar no candidato do prefeito

Vereadores no plenario

A demissão da servidora Gislene Oliveira da 7ª Gerencia Regional de Educação (7ª GRE) foi veementemente criticada na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (21) pelos vereadores Ielva Melão (PPS), Lindomar Amâncio (PRTB), Joaquim Filho (PTB), Gilmar Barbosa (PC do B)  e Tico Adriano (PMDB). O problema segundo os parlamentares é que a demissão foi gerada pelo simples fato da servidora não acompanhar politicamente a pré-candidatura do vereador Walfredo Filho, sobrinho do prefeito Alcântara.

A primeira a criticar foi à presidenta Ielva Melão, que é funcionaria da 7ª GRE e confidenciou que trabalha na 7ª GRE, desde 1991 e nunca viu na regional funcionários tão apavorados. Ielva Melão afirmou que a prestadora de serviço trabalhava na 7ª GRE há quase oito anos. Ielva Melão informou que a servidora recebeu sua demissão em casa das mãos de terceiros juntamente com um recado de que sua demissão era por determinação do prefeito municipal.

A presidenta criticou a forma da demissão “Ela deveria ser trocada por uma pessoa concursada para justificar ou pelo menos passado por um teste seletivo ou trocada por um terceirizado, não foi de livre escolha do patrão maior do nosso município” disse. A mudança foi classificada como parcial e eleitoreira e sem nenhum critério técnico pela presidenta.

Na discussão, o vereador Joaquim Filho lembrou que a servidora votou no prefeito Alcântara nas eleições municipais contrariando sua família e o seu partido, o PT e agora porque não vai votar no candidato do prefeito é posta para fora sem nenhuma comunicação ou respeito. O vereador Walfredo Filho (PSB) disse que a discussão dos seus pares era demagógica e que o cargo é de livre nomeação e que é natural esse tipo de substituição. Ele afirmou que essa mesma troca acontece no Poder Legislativo e que não iria votar favorável a moção.

O vereador Gilmar Barbosa contradisse o colega ao afirmar que na câmara não é a mesma coisa do estado. Ele revelou ainda outros tipos de perseguição política que vem sendo feito pela gestão municipal. “Eu encontrei fornecedores da prefeitura que estão sendo obrigados a colocar adesivo, porque se não colocar não recebe o pagamento. Eles disseram que vão receber o pagamento e não vão votar” afirmou.

O vereador Lindomar Amâncio também fez suas revelações antes de condenar a atitude eleitoreira. “Eu presenciei um fato pior do que esse, um servidor que foi colocado na parede ou toma posição ou sai” disse.

Ao final os cinco vereadores aprovaram uma Moção de Repudio contra a diretora de Unidade de Gestão de Pessoa da 7ª GRE Maria Marilene do Nascimento Lima. Os vereadores Walfredo Filho, Pedro Ribalta e Eliseu França votaram contra a moção que será encaminhada para o Secretario estadual de Educação Atila Lira, Ministério Publico e os veículos de comunicação do estado e do município.  Ouça parte da discussão da votação da Moção de Repudio.

22 Comentários

Vivian

OBS: Completando: A atitude correta seria cobrar a realização de Concurso Público, pois a justificativa para a contratação sem prévia aprovação em Concurso Público é a de consecução do interesse público, afinal, a prestação de Serviço Público não pode parar. Mas ao parece o cargo da ex-servirora decorre de necessidade trannsitória, o corrobora a licitude da atitude da SEDUC. Então segue a dica para os nossos conspícuos legisladores municipais.

22 maio, 2012 Responder

Paulo

Mais que bando de desocupados a maiorias desses políticos..são poucos que não se pode criticar, a maioria são corruptos…sujos…um lixão.

22 maio, 2012 Responder

Paulo Roberto

Meu Deus o que é isso. Obrigar fornecedores a botar o adesivo do partido. Encostar funcionário na parede para votar no seu candidato. Demitir funcionário porque não vota em seu. Se isso não ferir a lei eleitoral não sei o que vai ferir. Tão pedindo voto até das pessoas que viajam para Teresina. Tem entrevista de líder político que pede para votarem em seu candidato porque se não ele não vai continuar no cargo para ajudar o povo rsrs. Tem cacique dizendo que na radio que a população tem que votar no …. porque se não o governador não vai ajudar. Graças a Deus temos uma justiça eleitoral atenta e operante contra os abusos dos políticos apressadinhos.

22 maio, 2012 Responder

ALVES 2012

estes vereadores deveriam eram cuidar mais de valença,e não ficar fazendo cachorrada nessa câmara,eu respectivamente digo:EU TENHO MUITA VERGONHA DA CÂMARA DE VALENÇA,POIS ESTIVE REUNIDO COM O PSB DE PICOS NESTE FINAL DE SEMANA E NEM SE PARECE NEM UM POUCO COM O QUE SE ACONTECE NA MINHA CIDADE,A NOSSA CANDIDATA BELÊ,QUER DE QUALQUER MANEIRA QUE ALGUM VEREADOR OU DEPUTADO DA OPOSIÇÃO FAÇA ALGUMA COISA PELA CIDADE E PELO O POVO, INDEPENDENTEMENTE DE QUEM FAÇA E A POPULAÇÃO FAZ É AGRADECER, NÃO É EM VÃO QUE PICOS É CONHECIDO COMO MUNICÍPIO MODELO,EU ESTIVE REUNIDO ATÉ COM O VEREADOR IATA ALENCAR, PRA QUEM NÃO SABE É SOBRINHO DO RUBENS E É DO PSB,E QUE É O ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PICOS,TIVEMOS UMA REUNIÃO SERIA E COERENTE, QUE TEM FUTURO E NÃO ESTA … DE VALENÇA,e eu peço que a população de Valença em si aprenda a votar e não vote em vereadores que só sabem receber seu salários altíssimo e comissões em sessões,como seu Lindomar Amâncio uqe fica todos os dias brigando,quando um vereador falta as sessões…resumindo vamos acabar com esta cachorrada e vamos fazer alguma coisa por valença,que valença não só depende do prefeito não, mais sim de nós todos.

23 maio, 2012 Responder

Raul

Não entendí muito seu comentário, mas com certeza tirar uma mãe de família do trabalho pq ela não vota em seu candidato não engrandece em nada nossa cidade, só mostra que agente ainda tá muito atrazado em relação a nossa vizinha cidade de Picos e pior ainda, estamos na época do coronelismo.

23 maio, 2012 Responder

Joana Paz

Qual seria a surpresa ou novidade mais uma VEZ vindo desse povo? kiakiakiakia.. isso já é de costume e o povo de Valença ainda não enxergam isso! Gente vamos dá um basta nisso, já chega dessa administração SATURADA que Valença está vivendo! Vamos dá oportunidades a quem pelo menos mostra interesse em fazer algo novo. Será se 8 anos não seria suficiente para o atrasso de valença? CHEGA DISSO. vamos mudar porque se não vão ser 16, ai a miséria é grande! E todos que postam comentarios baixos aos da oposição, não é outra coisa a não ser o chamado DESESPERO, pois o négoco está feio para a situação. O povo de Valença abriram do olho e cansaram de taca 8 anos e não vão contribuir para que seja 16! VALENÇA PRECISA DE MUDANÇA URGENTE!

23 maio, 2012 Responder

Brunno

Concordo plenamente com Joana Paz. Não tenho interesse nenhum pessoal com relação a política em Valença porque moro em Teresina. Mas sou de Valena e sempre que posso estou aí. Vejo o quanto nossa cidade tem regredido ao longo desse tempo de administração do atual prefeito e família. A exemplo serve a mim mesmo que tive que sair da minha cidade Natal em busca de melhor ensino e trabalho. E como eu existem muitos, na atual situação que se encontra nossa cidade eu só tenho a lamentar quem não tem condição de procurar uma vidad melho em outro município. Ficam fadados em uma cidade que não tem nada a oferecer a não ser drogas, prostituíção e bebida alcóolica. Outro exemplo que posso citar são as queixas dos comerciantes que na cidade só gira dinheiro até o dia 10 do mês que é quando se tem o pagamento dos aposentados e funcionários públicos dessa forma é muito difícil manter uma empas privada, e isso gera mais desempreguemos que gera mais fiado… Na verdade é uma bola-de-neve! Na vejo nenhum incentivo em Valença para produção de bens de consumo, e isso que gera renda parar município. A exemplo. Posso citar Inhuma que uma cidade que não tem um terço da idade de Valença e tem uma produção agropecuária infinitamente maior. Tendo em vista tudo isso e muitas coisas que deve ser expostos por outros colegas é que se CLAMA POR MUDANÇA EM VALENÇA. CHEGA DESSA POLÍTICA ATRAZADA DE SE GOVERNAR APENAS PARA POUCOS, QUE NO CASO EM QUESTÃO É A FAMÍLIA DO PREFEITO. A prova é que o pré candidato do prefeito é seu próprio sobrinho. Esses políticos tem que para de ver o bem público com algo de posse privada e que só serve para tirar proveito próprio e dos familiares. Para finalizar gostaria agraciar com parabéns aos jovens Pablo Forlan Nogueira e Francisco Dantas III, por que no meio de tanta sujeira e jogode interesse a conciência política e social já começou a aflorar nos nosso jovens, A ATUAL E FUTURA GERAÇÃO.

23 maio, 2012 Responder

Antonio Igor

é exigir demais de uma sociedade em que grande parte dos indivíduos vive de “apadrinhamento político”, que hajam discussões sérias e isentas de viés político-partidário. Quanto ao aspecto cultural, acredito que hoje nossa Valença vive de saudosismos culturais, da bela cultura que nossa cidade já construiu. Porém é necessário que se contrua continuamente a cultura da cidade, até porque fico triste quando vejo que boa parte da geração mais jovem, está trilhando caminhos que não levam a nenhum lugar, e a cultura tem um papel social importante nesse sentido. E em relação à questão econômica, acredito que a cidade tem grande potencial (ate por ser uma das mais velhas do Piauí), o grande problema que vejo é que, do ponto de vista político, a cidade já se encontra há quase três décadas na mão de uma oligarquia que deixou e deixa bem claro não possuir nenhuma intenção de desenvolver o potrencial econômico que a cidade possui. O pior de tudo isso é que a população valenciana sente na pele os efeitos desse desinteresse político pelo desenvolvimento da cidade, porém a cada quatro anos vai às urnas e elege o mesmo grupo político viciado e caduco. Cada povo tem os governantes que merece, afinal é a população que os elege.

23 maio, 2012 Responder

francisco carlos

esse vereadores da oposiçao deve cuidar da cidade e nao falar meu do prefeito nao

23 maio, 2012 Responder

Indignada.

Infelizmente Valença vive numa ditadura e a culpa é do povo por se deixar manipular! Vergonha Nacional!!!!

23 maio, 2012 Responder

vicente izidorio

A política partidária em Valença tem se tornado cada fez mais acirrada. O que era para ser uma grande celebração democrática, no caso as eleições municipais, esta se transformando em um campo de batalha verbal e o que e pior: estão atropelando o período determinado pela justiça eleitoral, e agindo como se ele não existisse.

Em Valença não existe adversários políticos. A muito anos as liderança e, liderados se tornaram inimigos políticos, ferindo o princincipio da boa convivência humana e a democracia. Se tornou regra a difamação e a perseguição gratuita. Esta na ordem do dia eliminar os adversários a qualquer forma e a qualquer custo. Aqueles que não comungam do mesmos pensamento político da classe dominante tem que ser casado e eliminado sumariamente. Assim como aconteceu com demissão desse senhora relatado pelos vereadores, que foi demitido porque não estava demostrado vontade de apoiar o candidato do prefeito nas próximas eleições. E preciso respeita a vontade e o direito das pessoa, demitir uma funcionária sem justificativa apenas porque não voto no seu candidato e um desrespeito ao ser humano e a democracia. Atitude desta natureza tem que ser repudiando pelo população valenciana.

23 maio, 2012 Responder

So tem Babão!

E o Walfredo ainda diz que isso é natural. Um cara que já tem a cara que num presta. Vai ser outro Alcantara e o povo ainda defende ele, o que q é isso. o que foi que o Walfredo fez na secretária de saúde, o povo sempre se queixou, num melhorou nada, os pais e mães de familia, é que sabem disso, tem que enfrentar frio, noites sem dormir para conseguir uma vaga no dentista, vão na secretária tem vez que nem a dipirona acha, desse jeito tão bom né? ai ele volta para a camara dizendo que fez Deus e o mundo, vai enganar outro, so tem apoio dos babões. O Vinicius é um, fica queimando o Portal V1, falando das matérias, chamando o povo de bicudo, vai pra camara cara! vai vê o que se passar lá, já que não reconhece o que Valença ta passando hoje, pq tem medo de sair de onde tá, pelo menos respeita a quem não tem nada a ver com isso. Ai o papai Alcantara manda fazer uma besteira dessa, com uma mulher que trabalha à 8 anos com muita dedicação, seriedade, executando bem seu serviço, tem ainda filho pra criar, e fica uns Babões, que não tem nada pra fazer, so ganhando dinheiro e com medo de perder o emprego sendo obrigados a colocar adesivos nos carros, moto, bicicleta, na bolsa, testa, tem de andar com o nome do Walfredo na boca (que nem cachorro com osso), dizer pra todo mundo que vota nele, vai pra lá! Ela fez certo, num vota e pronto, se ele ganhar pelo menos você não colaborou para a mermisse de Valença, que é trabalhar dois anos, enganar os bestas mais dois, ai depois trabalhra um ano enganar os besta 3 e assim, assim.

23 maio, 2012 Responder

caroline silva

Para quem nao sabe todo funcionario que recebe no CPF é realmente indicação dos politicos.Por isso muito me adimira estes vereadores estarem fazendo este tipo de moção de repudio. Deveriam ser repudiados eles que nao fazem nada no legislativo.Estao apenas ganhando o dinheiro do povo e trabalho que é bom nada.Vão procurar o que fazer. Ja diz o ditado:” mente vazia é oficina do diabo”

23 maio, 2012 Responder

Maria do Socorro

Estava lendo esta reportagem e os comentários e me chamou a atenção de uma coisa, os únicos que defenderam essa atitude arbitrária e desumana foram: Um filho do motorista do prefeito, um filho de dono de caminhão que trabalha p prefeitura e filhos de funcionários em comissão, esses tem que defender tudo e todas atitudes de gente ligado ao prefeito senão perdem as mamatas, ñ importa se estão maltratando a população.

24 maio, 2012 Responder

Maria do Socorro

Também me chamou a atenção a reclamação de parcialidade do portal, procurando noticias de Valença acesso sempre os portais ou colunas daí, e sempre leio o 180 graus e meio norte, e para esses portais as notícias de Valença são sempre; Notícia do prefeito, do candidato do prefeito, da primeira dama, intercaladas com notícias da prefeitura e só. meninos procurem divulgar alguma outra notícia da nossa cidade que ñ seja prefeito e prefeitura. isso sim é PARCIALIDADE.

24 maio, 2012 Responder

Maria

Pois é assim mesmo! São todos parciais. cada qual com o seu cada qual.

24 maio, 2012 Responder

Hélio

Já estamos na segunda década século XXI e com vários problemas nas cidades, como falta de saneamento básico (Valença tem sérios problemas de esgoto a céu aberto, assim como várias outras cidades), problema do lixo, enfim, vários problemas que precisam ser discutidos entre todos para encontrar uma solução. O modelo de política com foco mais voltado para eleição do que para a administração é totalmente sem sentido. É preciso que os políticos e eleitores pensem menos em eleição e procurem discutir soluções para os vários problemas da cidade. Do contrário, a cidade vai ficar cada vez mais no atraso.

24 maio, 2012 Responder

Jota Junior

Deus do céu onde nós estamos demitir, obrigar, as pessoas a votarem em seu candidato. Isso só acontece em valença.Já está na hora de mudar o quadro politico as eleições estão chegando. Vamos dar o troco povo valenciano.

24 maio, 2012 Responder

Raydouglas

Eu como não tenho nada aver com o prefeito nem com o outro lado sou independente alias sou de Valença mais ão moro mais ai tenho minha vida que adquiri com meu esforço vou porai so a passeo e nunca nem gostei de politica mis vendo esses comentários fico so rindo e gosto de ver a disputa de arquibancada rsrsrrss

24 maio, 2012 Responder

Brunno

Não é que um coisa foi mau feita que explica ficar sempre errando!!! Se denunciaram agora essa privatização de um bem público, antes tarde do que nunca!!! E PRA QUEM NÃO SABE UMA DAS FUNÇÕES DO LEGISLATIVO, SE NÃO A PRINCIPAL, É FISCALIZAR O PODER EXECULTIVO, caso contrário VIVERÍAMOS em uma DITADURA. Acho até que nossos vereadores – representantes do povo – demoraram para fazer essa fiscalização e denunciar os demandos do PREFEITO E FAMÍLIA! Se nós fossemos uma democracia com cidadãos conscientes dos direitos e deveres numa sociedade eu duvido que haveria tanta corrupção no BRASIL, NO PIAUÍ, e porque não em VALENÇA!!! ACORDEM MEU POVO! Já passou fã hora de fazer a diferença! COMO JÁ NÃO BASTASSE TUDO ISSO DE RUI, É VER GENTE DEFENDENDO UM GOVERNO ENTRANHADO DE NEPOTISMO. TENHO NOJO DESSA SITUAÇÃO. Fica a dica

24 maio, 2012 Responder

Rayonardo

Maria do Socorro, a pólitica de Valença realmente está acirrada. Quem conta com um emprego em um suposta Administração do candidato da oposição, tem que lutar mesmo! Graças a Deus não preciso e nunca precisei de um centavo de Prefeitura. Quando trabalhei para a Prefeitura foi como Funcionário aprovado em concurso Público, e ninguém de minha família tem nenhum vínculo com a Prefeitura. Atualmente trabalho em uma instituição Financeira renomada, isso porque novamente fui aprovado em concurso público, acho que a oposição vai ter que se conformar, pois vão perder de novo. Vou adesivar meu carro, e minhas motos por convicçao, convicção esta que é corroborrada pelo trabalho do Vereador Walfredo, UPAS, UPS, Postos de Saúde reformados, POsto de Saúde do Novo Horizonte (que não precisa de comentários)nosso centro asfaltado, calçamento nos bairros, quem passa pela Rua Prof João Soares fica encantado. Não vão conseguir saber o gosto do leite! Tão doidinhos pra mamar rsrsrsrsrsrs. Quanto à demissão, a mesma foi totalmente legal, e não fere a nenhum preceito jurídico, tal qual nenhum vereador ousou falar em ilegalidade do ato. Será que foi moral a atitude da oposição que no 1º turno da Eleição pra governador criticou ferrenhamente o Governador Wilson Martins e no 2º Turno com o desiderato de barganhar cargos se ofereceu ao poder ? São coisas normais da política, acho que nós temos de parar com essa Demagogia.

24 maio, 2012 Responder

Brunno

Quem dizer que essas coisas são normais é da sentença que nossa população está fada á desgraça de uma sociedade sem educacao, saúde e emprego que prestem. PODE ATE SER COMUM, MAS NORMAL NÃO É!!!! É por ter gente que pensa assim como você, e é só o que tem, é que nosso país mesmo sendo rico e ficando cada vez mais, tão cedo não perderá o TÍTULO DE PAÍS SUBDESENVOLVIDO. E infelizmente nem eu nem você, nem seus filhos bem como os meu não viveremos as conquistas que a população de PRIMEIRO MUNDO. Pode parecer uma coisa distante, mas se tem uma coisa que aprendi é que tudo começa com uma transformação pessoal. Faça sua parte, eu faço a minha e assim por diante. Fica a dica

25 maio, 2012 Responder