Valença do Piauí, 14 de jun, 2021

Simpósio sobre inclusão da Faculdade ISEPRO foi um sucesso. Veja fotos

III Simpósio em Educação com a temática “O Papel da Educação Inclusiva nas Concepções de Diretores e Professores das Escolas Publicas e Privadas”
III Simpósio em Educação com a temática “O Papel da Educação Inclusiva nas Concepções de Diretores e Professores das Escolas Publicas e Privadas”

A Faculdade ISEPRO realizou no sábado (12), o III Simpósio em Educação com a temática “O Papel da Educação Inclusiva nas Concepções de Diretores e Professores das Escolas Publicas e Privadas” com a finalidade de discutir as dificuldades encontradas pelos portadores de deficiências nas unidades escolares.

O evento foi dividido em duas etapas, uma na sede da faculdade na Unidade Escolar João Calado e a outra uma mesa redonda com educadores e autoridades no colégio Santo Antônio.

No primeiro evento, os alunos realizaram apresentações enfocando os tipos de deficiência (física, auditiva, visual, mental e múltipla) e os mecanismos usados para amenizar a vida desses alunos em sala de aula.

Experiências bem sucedidas como as realizadas na escola da comunidade Ponta D’água foram mostradas nas apresentações que recebeu muitos elogios da direção da faculdade pelo empenho das turmas em mostrar não só as dificuldades, mais também as soluções que podem ser implantadas para um melhor aproveitamento desses alunos em sala de aula.

A tarde uma mesa redonda com a participação de autoridades como o diretor do ISEPRO Eloan Coimbra, secretária de educação Ilana Reis, professor Weydson Paraíba do colégio Conego Acelino, única escola valenciana a dispor de uma sala de Atendimento Educacional Especializado discutiu alternativas para atender esse publico, que muitas vezes são excluídos da vida escolar por falta de adequação das escolas e dos próprios educadores.

De acordo com o IBGE cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência, isso corresponde a 23,9% da população brasileiro, segundo o censo 2010. A coordenadora do ISEPRO, Elizangela Santos fez questão de parabenizar os alunos pela dedicação durante o simpósio e afirmou que o objetivo foi alcançado, que era o de abrir os olhos para os problemas dessa camada da população que tem os mesmos direitos da população tida como normal. O simpósio foi encerrado com a premiação dos melhores alunos e educadores e troca de presentes. Elizangela Santos desejou a todos um feliz natal e prospero ano novo a todos os alunos e valencianos.

 

.
0 Comentário