Valença do Piauí, 16 de jan, 2021

Sob pressão prefeito retira projeto de aumento da taxa de iluminação

Vereador Tico Adriano ontem a noite

O prefeito municipal durante a sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (23) solicitou a retirada do Projeto de Lei, que aumentava em até 12%, a cobrança da taxa de iluminação publica. Pelo comunicado lido durante a sessão, o prefeito informou que irá reavaliar o projeto e que poderá até realizar uma audiência publica, antes de colocá-lo novamente em votação.

A desistência do Executivo Municipal se deu depois que o vereador Lindomar Amâncio, que até dias atrás apoiava o projeto foi convencido pela oposição de que o projeto iria trazer prejuízos à população que vem sendo penalizada com a cobrança, principalmente os da zona rural e urbana com consumo de até 30 kW, que pela Lei 1035/05 eram para estarem isentos, mais na pratica isso não vem acontecendo.

Na tribuna, o vereador Lindomar Amâncio disse que o poderá até votar no projeto se a prefeitura ouvir a população sobre a importância da cobrança. O vereador informou ainda que esse semana foi pressionado a votar o projeto, no entanto sua decisão não foi mudada.

O vereador Joaquim Filho enalteceu os vereadores Tico Adriano, Gilmar Barbosa e Ielva Melão, que desde o primeiro momento se posicionaram contra o projeto. Joaquim Filho criticou a prefeitura por expor sua bancada no episodio.

Na tribuna o vereador Gilmar Barbosa vice-presidente da câmara voltou a critica o Executivo Municipal, que segundo o mesmo tentou sem sucesso captar votos da oposição em troca de benesses. Tico Adriano, que ao lado dos vereadores Lindomar Amâncio e Ceiça Dias integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e que se negou a assinar o parecer favorável a aprovação do Projeto de Lei afirmou que a prefeitura precisa ser mais transparente com o destino final do dinheiro da COSIP.

Já a presidenta Ielva Melão falou da satisfação com o desfecho da matéria, ela afirmou que a oposição que estava enfraquecida em relação à votação do projeto conseguiu reverter às adversidades e emplacar essa vitoria, que representará ganhos à sociedade. Ela também enalteceu a posição dos vereadores oposicionistas, que conseguiram o voto do vereador Lindomar Amâncio e conseqüentemente forçar uma reação do Executivo Municipal, amplamente favorável a população valenciana. A sessão desta segunda-feira levou um bom numero de populares a sessão ordinária do Poder Legislativo.

6 Comentários

Francisca Soledade

Parabens aos vereadores da oposição que conseguiram dibla o prefeito nessa votação. indicaria aos consumidores do interior e da cidade que estao isentos da cobrança e que pagam de forma irregular que entrem na justiça para serem resarcidos.

24 maio, 2011 Responder

Leonardo Nogueira

Quero parabenizar aos vereadores da oposição em Valença (Joaquim Filho, Ielva, Tico Adriano, Gilmar Barbosa) por fazerem uma oposição com responsabilidade e em prol do povo da nossa terra que vive tão esquecido, parabenizo também ao vereador Lindomar Amâncio por ter se sensibilizado na votação deste projeto que não beneficia em nada o povo valenciano.

24 maio, 2011 Responder

Socorrinha

Parabéns aos vereadores, pois tomaram a decisão certa, sem troca de beneficios da Prefeitura! É isso mesmo vamos dá o troco, vamos atrás do melhor para Valença! Pela primeira vez ouvi a sessão com vontade e fiquei satisfeita e muito feliz com o que fizeram! Rasga o projeto! kiakiakia..

24 maio, 2011 Responder

francisco otavio

Parabenizo a Camara Municipal desta cidade que marcou um gol, em prol da comunidade pois somos uma cidade pobre,poucos podem pagar luz na cidade que não tem luz de boa qualidade.
Parabens a oposição da cidade.

24 maio, 2011 Responder

João Filho

Só não entendi ouvindo a sessao se o lindomar votou a favor do povo a dos empresarios citados por ele na sessao que iriam pagar muito com a cobrança

25 maio, 2011 Responder

Neto Tenório

So o que faltava mesmo arrecadar dinheiro de um orgão estadual pra fazer a velha politicalha ja conhecida de todos….2012 ta bem ai e com a fiscalização que esse prefeito vem sofrendo, ele não tem como tirar dinheiro pra bancar a mesmisse de toda eleção, amém…
Parabenizo ao povo e não certos vereadores, que ganha da câmara e do executivo o velho cala a boca do prefeito… meu deus desçe logo… ou leve esse bando para o… revitaliza Valença… o povo não merece isso…

26 maio, 2011 Responder