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Sou consumidor e fui lesado. E agora, o que eu faço? Site do governo ajuda

17/11/2017

Quem nunca se estressou com algum problema relacionado a um produto ou serviço? Seja um celular novo, um restaurante ou a tv a cabo, todos nós temos pelo menos uma história de algo que compramos e não atendeu às nossas expectativas, por defeito ou mal fornecimento. Mas não basta esse transtorno, o pior vem depois: o processo de reclamação do problema. Infelizmente, há uma cultura das empresas brasileiras voltada para o foco na venda, em detrimento do pós-venda.

A atenção e cuidado que o consumidor recebeu quando do momento da aquisição do produto ou serviço nem sempre é a mesma quando se trata de dar assistência a algum problema que o item comprado apresente. É uma situação que desestimula muita gente a comprar, principalmente pela internet.

Para diminuir os conflitos entre empresas e clientes o governo federal criou o serviço online Consumidor.gov.br. Este serviço permite que o cidadão faça suas reclamações através do site, economizando assim tempo, dinheiro e paciência.

O governo se torna mediador nesse diálogo cliente-empresa, aproveitando para captar informações que serão importantes para elaboração de novas políticas públicas que melhorem as relações de consumo. Além disso, ao resolver as questões há o estímulo à competitividade entre concorrentes, e nisso quem ganha é o público em geral.

O Consumidor.gov.br é monitorado pelos Procons espalhados pelo país, como também pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, garantido a credibilidade e transparência em todo processo.  No site é possível fazer pesquisas sobre como as empresas estão se empenhando para resolver seus problemas.

Fonte: pontomarketing

 

 

 

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