Valença do Piauí, 20 de jul, 2024

Território do Vale do Sambito realiza encontro regional. Confira as fotos

Prefeitos da região participaram do encontro
Prefeitos da região participaram do encontro

O prefeito de Lagoa do Sitio, Zé Simão foi o anfitrião nesta quinta-feira (21) do 2º Encontro de Prefeitos do Território do Vale do Sambito, realizado pelo Conselho do Território do Vale do Sambito. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação dos prefeitos de Valença Walfredo Filho, Inhuma, Moura, Barra D’ Alcântara Filho, Aroazes Tomé Portela, vice-prefeitos de Ipiranga Elves Ramos e Pimenteiras Lucia Lacerda, secretários municipais e vereadores representados pelos presidentes Marcelo Silva e Ielva Melão. Com a palavra, a presidenta do conselho do Vale do Sambito Lidiane Veloso agradeceu a prefeitura pela a acolhida e os demais gestores pela participação no encontro que serviu para avaliar a situação de cada município no sentido de captar projetos para o desenvolvimento do território um dos mais atuantes do estado.

A implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico, que inclui o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de residos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas dominou mais da metade das discussões. A Lei n° 11.445/2007, obriga que todos os municípios tenham seus planos municipais, sob pena de não receberem recursos nessas áreas importantes dos municípios. De acordo com a secretária de agricultura de Lagoa do Sitio Luzinete Araújo, o prazo de implementação desse plano já venceu é que os municípios precisam realizar seus planos para não prejudicar a população.

O prefeito Zé Simão afirmou que Lagoa do Sitio não irá se furtar dessa responsabilidade, assim que as cidades de Valença e Inhuma que já estão a frente na implementação do plano, que pode ser dividido em duas etapas, a primeira de responsabilidade do município e a segunda no tratamento dos residos sólidos, que poderia ser realizado no sistema de consórcio entre as prefeituras da região o que baratearia os curtos finais.

A estruturação das secretarias de agricultura nos municípios e do próprio conselho também foi discutida. O prefeito Zé Simão com a palavra pediu ajuda dos demais gestores para estruturar o conselho que de acordo com o prefeito tem ajudado e muito na vinda de projetos para os municípios. Zé Simão na oportunidade fez uma doação de um notebook para conselho, uma vez que o mesmo não dispõe dessa ferramenta. Após o encontro o prefeito e a primeira-dama Gercineide Monteiro ofereceram um almoço aos presentes.

.
0 Comentário