Testes rápidos contra a AIDS é realizado em Valença
A secretaria de saúde de Valença realizou neste sábado (19) uma campanha no terminal rodoviário contra o vírus da AIDS. A mobilização reuniu uma equipe da saúde municipal que realizou testes rápidos para a detecção do HIV nas pessoas que frequentavam o terminal rodoviário na oportunidade.
Os testes são feitos a partir da coleta de algumas gotas de sangue da ponta do dedo e, em menos de 40 minutos, é possível saber se a pessoa é portadora do vírus ou não. A campanha foi bem aceita pela população. “Acho importante cuidar da saúde, vou aproveitar a oportunidade” disse o senhor Chagas residente na zona rural de Valença.
A secretária Ielva Melão afirmou que caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhado para o serviço de saúde e receberá todo o acompanhamento. Ela informou que a secretaria de saúde irá após o recesso determinar um dia especifico para esse atendimento.
Ela informou que os kits foram conseguidos pelo município junto à secretaria estadual de saúde (SESAPI) graças a um esforço do coordenador de atenção básica do município Arnaldo que intermediou as negociações com a SESAPI.
Ielva Melão lamentou a falta de cadastros na secretária de saúde que de acordo com a mesma inviabiliza a vinda de recursos para o município. Ela ressaltou a dedicação da equipe de saúde da secretaria pelo comprometimento e afirmou que aos poucos irá organizar a saúde municipal, especialmente no cadastro dos programas, frutos das parcerias com os governos do estado e federal.