TJ-PI inaugura 29ª obra e amplia eficácia do judiciário piauiense
É com o objetivo de tornar o judiciário piauiense mais eficaz, que a atual gestão do Tribunal de Justiça do (TJ-PI) tem trabalhado. Desta forma, inaugurou nesta terça-feira (13), sua 29ª obra. Trata-se do novo fórum de Simões.
De acordo com o desembargador Hilo de Almeida Sousa, presidente do TJ-PI, a grande finalidade dos homens públicos é servir. Ele acrescentou que sua gestão pode ser resumida em acolher e servir.
“Nossa gestão tem dois projetos que visam exatamente esse propósito de servir ao povo. Queremos colaborar para termos uma justiça mais humanizada, mais acessível, mais resolutiva, enfim, uma justiça mais cidadão. Logo, estamos felizes com nosso trabalho e com este dia. Não imaginei ser eu o escolhido para estar aqui hoje inaugurando esta obra. Se aqui estou, é pelo trabalho de todos os outros desembargadores que me antecederam e para eles é nossa gratidão”, afirmou o presidente Hilo de Almeida Sousa.
Para o prefeito José Wilson de Carvalho, a inauguração do fórum é motivo de alegria e marca seu nome na história da cidade, sendo um momento oficial. “O prédio torna o judiciário na cidade mais estruturado, permitindo melhor acesso a quem procura os serviços da justiça, Esta obra grande representa a grandiosidade da nossa gente”.
O Diretor do Fórum, juiz Cleyton Rodrigues de Moura Silva, mencionou o caráter ímpar da inauguração e disse que o ato reflete a atenção que o TJ-PI tem tido com quem reside não só na capital, mas no interior. “Tem sido uma constância no tribunal o trabalho para melhorar o atendimento às pessoas. Nossa preocupação tem sido cada vez melhor atender a quem está lá na ponta do processo no judiciário, que são as pessoas, e para isso, temos avançado muito. Melhorias que têm sido aprovadas pelo CNJ”.
Em nome dos homenageados, falou o desembargador Fernando Lopes. Ele destacou a história de seu bisavô, Augusto Weverton e Silva, que deu nome ao fórum, e de outros membros de sua família que também atuaram no judiciário piauiense. “Agradeço ao prefeito José Wilson, a todos do judiciário. Ao desembargador José Ribamar Oliveira, pelo início da obra em sua gestão, e ao desembargador Hilo de Almeida, que realizou este sonho, deixando muito feliz toda nossa família. Dizer que é um momento de gratidão, não só pela obra física, mas pelos serviços da justiça que serão oferecidos nesta unidade judiciária”.
Georgiano Neto, deputado estadual, representou a Assembleia Legislativa e reforçou a importância do trabalho da atual gestão do TJ-PI. “São 29 obras em pouco mais de um ano e meio. Logo, presidente Hilo, o senhor se torna o maior construtor de toda história do TJ-PI, entregando ao povo instalações modernas e que facilitam o acesso das pessoas aos serviços da justiça”.
O prédio
O novo Fórum da comarca de Simões fica localizado na Rua José Dias, nº 285, Centro. A obra está orçada em R$ 2.886.497,04, com recursos do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado do Piauí (FERMOJUPI) e do TJ-PI.
A obra responde positivamente aos anseios da comunidade, que necessitava de um local que acolhesse melhor os servidores(as), advogados(as) e jurisdicionados(as) e que fizesse frente ao crescimento da comarca. O novo Fórum atende bem a essa demanda e certamente impulsionará também o crescimento econômico em seu entorno, favorecendo o desenvolvimento do município.
Fonte: ASCOM