Valença do Piauí, 21 de out, 2021

Tradição centenária do encontro das padroeiras de Valença é Aroazes é realizado

Neste sábado 19 de dezembro, a Paróquia celebrou mais uma data histórica, o encontro das padroeiras Nossa Senhora da Conceição de Aroazes com Nossa Senhora do Ó e Conceição de Valença.

O encontro das imagens ocorreu na Igreja de São Benedito, e juntas seguiram até a Igreja Matriz onde foi celebrado com Santa Missa. A ocasião marca o resgate de uma prática centenária já realizada no período em que Padre Raimundo Marques (in memoria) era o pároco na cidade.

A tradição estava adormecida na memória dos paroquianos, mas guardada no coração das duas Paróquias que agora voltam a promover o encontro das Santas durante o festejo.

A retomada dessa tradição já vinha sendo articulada pelo ex pároco Pe. Klebert Viana, mas devido a imprevistos ficou impossibilitado de acontecer. Compartilhando do mesmo sentimento e conhecendo a importância desta tradição Pe. Wanderley Morais juntamente com Pe. Klebert Viana, Pe. William Vasconcelos e as Confrarias do Divino Espírito Santo de Valença e de Aroazes, a mesma voltou a ser realizada.

Por conta da pandemia o encontro das padroeiras não pôde acontecer com estrutura maior, ficando para o próximo ano a realização de um grande evento para celebrar as duas Santas.

 

Texto: Fabiana Santos

0 Comentário