Valença do Piauí, 04 de dez, 2021

TRE cassa prefeito de Esperantina Lourival Bezerra

Prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra Freitas
Prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra Freitas

O prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra Freitas e seu vice Joe Alves de Alcântara, foram cassados pela segunda vez em sessão nesta terça-feira (4) no Tribunal Regional Eleitoral, em Teresina. Os dois já haviam sido cassados em uma Ação de Investigação de Mandato Eletivo (AIME) e desta vez foram julgados em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Nos dois processos, o juiz da zona já havia cassado o prefeito e o Tribunal manteve sua decisão.

Na sessão desta terça, Lourival foi cassado com quatro votos a dois e manteve a decisão do juiz de primeiro grau que cassou o prefeito.
Em ambos os processos o prefeito teve a denúncia feita pela impugnante, Vilma Carvalho de Amorim (PT), segunda colocada nas últimas eleições. Segundo os impugnantes, o prefeito e o vice são acusados de abuso de poder político e econômico e compra de votos, e o vice, Joe Alves de Alcântara, que é médico, é acusado de promover consultas médicas a eleitores nos meses de julho e agosto de 2012, em sua residência e no hospital municipal Júlio Hartman, em troca de votos.
Os dois foram acusados também de distribuição de brindes a eleitores, no caso de camisetas, bonés, CDs em um showmício realizado em Esperantina, de um apresentador de TV, que durante várias vezes teria feito elogios ao candidato Lourival Bezerra e ao mesmo tempo denegrir a imagem do Chico Antônio chamando-o de “Negrinho da cabeça seca”.
Lourival se mantinha no cargo se mantinha no cargo com duas liminares do TRE e segundo a decisão de hoje, foi determinada também a posse da segunda colocada, Vilma Carvalho de Amorim.
0 Comentário