Valença do Piauí, 25 de fev, 2024

Portais repercutem cassação do prefeito Walfredo Filho

Prefeito Walfredo Filho
Prefeito Walfredo Filho

Vários portais de noticias repercutiram a cassação do prefeito de Valença Walfredo Filho e da vice-prefeita Paula Jeanne. Veja alguns destaques.

 

TRE cassa prefeito de Valença

Mesmo com o pedido de vistas do juiz Dioclécio Sousa, previsto para retornar ao plenário na próxima terça-feira, 04, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), dificilmente catará o recurso impetrado pelo prefeito de Valença do Piauí, Walfredo Filho (PSB), contra decisão de primeira instância que cassou seu mandato.  É que o presidente do TRE-PI, Edvaldo Moura, passou a direção da Corte no julgamento do recurso para o desembargador Joaquim Santana. Como o placar parcial é de 3 a 0 a favor da cassação do prefeito, sobram apenas dois votos no plenário.  Na condição de presidente, o desembargador Joaquim Santana só manifestaria seu voto em caso de empate.

Por Elivaldo Barbosa

Valença: julgamento da cassação do prefeito é suspenso no TRE-PI

O julgamento do recurso que tenta evitar a cassação do prefeito de Valença, Walfredo Val de Carvalho Filho (PSB), e sua vice, Paula Jeanne Rosa de Lima (PRB), foi suspenso e só deve ser retomado na próxima semana.

Nesta quarta-feira (29), o prefeito já perdia o julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) por 3 a 0 quando o juiz Dioclécio Sousa da Silva pediu vistas do processo, devendo apresentar seu voto somente na próxima terça-feira.

O recurso é contra decisão da 18ª zona eleitoral de Valença, que condendou o prefeito e a vice por gasto ilícito de recursos nas eleições de 2012. A defesa de Walfredo Filho contestou a punição e recorreu ao TRE-PI.

O juiz José Gonzaga Carneiro, relator do processo, e os juízes Francisco Hélio Camleo Ferreira e José Wilson Ferreira de Araújo já votaram pela cassação dos diplomas, com realização de nova eleição em Valença.

Se confirmada a cassação, Walfredo Filho será o 19º prefeito eleito em 2012 a perder o mandato na Justiça Eleitoral.

 

Fonte: cidadeverde

TRE-PI cassa prefeito de Valença Walfredo Val Filho

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí cassou nesta quarta-feira (29) o mandato do prefeito de Valença, Walfredo Val de Carvalho Filho e de sua vice Paula Jeanne Rosa de Lima.

O prefeito ingressou com recurso contra sentença proferida pelo juiz da 18ª Zona Eleitoral que cassou seu mandato. O Tribunal Regional Eleitoral começou o julgamento nesta quarta-feira e quando já estavam três votos pela cassação, o juiz Dioclécio Sousa da Silva pediu vistas e o julgamento foi adiado.

Mesmo com o julgamento adiado, o prefeito e vice já estão cassados, pois faltam somente dois votos. O relator José Gonzaga Carneiro e os juízes Francisco Hélio Camelo Ferreira e José Wilson Ferreira de Araújo Júnior votaram pelo conhecimento e desprovimento do recurso, confirmando assim a cassação ocorrida.

A sessão de julgamento foi presidida pelo Desembargador Joaquim Dias de Santana Filho em face da declaração de suspeição do Desembargador Edvaldo Pereira de Moura.

O tribunal deverá determinar a realização de novo pleito no município.

Entenda o caso

O prefeito e a vice foram cassados na Zona Eleitoral por intermédio de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE por arrecadação e gasto ilícito de campanha, argumentaram que a lisura do pleito municipal em Valença do Piauí ficou comprometida pela utilização indevida de recursos, ocultação de gastos e arrecadação, o que gerou desnível à disputa e fez com que o prefeito obtivesse vitória ilegal pela margem de apenas 63 (sessenta e três) votos.

Fonte: GP1

3 Comentários

BITTA PICOS

VAMOS ESPERAR Q AGORA VALENÇA POSSA ELEGER UM GESTOR Q REALMENTE PENSE NO DESENVOLVIMENTO DESTA ESQUECIDA E ATRASADA CIDADE. CIDADE SEM NEM UM PROJETO DE CRESCIMENTO. LAMENTÁVEL

31 out, 2014 Responder

ana maria

Esse prefeito estar totalmente desequilibrado,agora acho que a justiça tem uma grande culpa, pois nada desse prefeito é certo, tem denuncias de toda forma, ai cassa um prefeito .. e deixa ele no cargo,para desviar o dinheiro que entrou dia 30/10 e será que vão deixar esse levar os dinheiros que entrará dia 10/11?Tem que bloquear as contas pois esse prefeito não pagando ninguem. ACORDA VALENÇA!!!!

01 nov, 2014 Responder

wend antonio

Tambem acho,esse prefeito é um ,, mas antes ele nunca tivesse entrado na prefeitura.

17 dez, 2014 Responder