Portal V1

TRE do Piauí cassa mais um prefeito eleito no ano de 2008

12/08/2010

margaretecoelhoO Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) cassou nesta quinta-feira (12), o prefeito da cidade de Cristalândia do Piauí. Ariano Messias Nogueira Paranaguá é acusado de captação ilícita de sufrágio (compra de votos), abuso do poder econômico e político, gastos ilíticos, corrupção e conduta vedada a agente público.

Ariano Paranaguá (PSB) foi eleito prefeito em 2008 com 2.427 votos, contra 2.264 da segunda colocada, Joana da Cunha Lemos (PTB).

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) inclui também o vice-prefeito da cidade, Fausto Célio de Souza Louzeiro e Lindomar Damasceno Dias, vereador.

A advogada Margarete Coelho (foto) que também atua em Valença no processo movido pelo presidente do PMDB Rubens Alencar, contra o prefeito Alcântara fez a defesa do processo, que teve como relator o Desembargador Haroldo de Oliveira Hehem.

“Nós fomos cassados sim, mas acreditamos na Justiça e vamos recorrer em Brasilia”, disse o Prefeito Ariano Paranaguá.

Nesta quinta-feira o TRE retoma os julgamentos de ações que pedem a cassação de prefeitos eleitos nas eleições municipais de 2008. Os julgamentos haviam sido adiados devido ao grande número de processos de registros de candidaturas que precisavam ser apreciados na corte.

No Tribunal Regional Eleitoral ainda restam 37 processos de cassação de prefeitos eleitos em 2010. Em todo o Estado, 35 prefeitos já tiveram seus mandatos cassados e foram realizadas 7 eleições suplementares. Ainda devem ter eleições nos municípios de Dom Expedito Lopes, Campo Maior, em datas ainda a serem definidas pelo TRE. Em Anísio de Abreu, que também terá eleição suplementar, a data das eleições deve ser 05 de setembro.

Cerca de 28 prefeitos cassados estão recorrendo da decisão judicial. O presidente do TRE, Desembargador Raimundo Eufrásio, espera concluir todos os julgamentos ainda em 2010.

Com informações do 180graus

Compartilhe

2 Comentários

  1. Adalberto em 13/08/2010 às 10:17

    …só falta valença!!!

  2. miskoo em 13/08/2010 às 11:05

    é só falta valença mesmo mas ta bem pertimmmm!!!! e a festa vai ser grande.

Deixe seu comentário