Valença do Piauí, 27 de nov, 2021

TRE/PI mantém desaprovação das contas do comitê do PSB de Valença

Vice-prefeita Paula Jeanne e o prefeito Walfredo Filho
Vice-prefeita Paula Jeanne e o prefeito Walfredo Filho

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí rejeitou as contas do comitê financeiro da Coligação Juventude e Experiência a Serviço do Povo encabeçada pelo prefeito Walfredo Filho e pela vice-prefeita Paula Jeanne em sessão realizada nesta segunda-feira (15). O TRE/PI manteve a decisão da 18ª Zona Eleitoral, que optou pela desaprovação das contas eleitorais apresentadas pelo comitê único do PSB por não encontrar no balancete gastos com material de publicidade, banners, adesivos, folders, panfletagem, serviços de adesivagem de veículos, confecção de cavaletes, pinturas em muros, produção e gravação de mídia de áudio para propaganda eleitoral em rádio, dentre outras, sem constar qualquer registro de repasse ou doação em favor de candidatos desses gastos efetuados pelo comitê financeiro.

Na semana passada, o TRE se reuniu para decidir sobre as contas do candidato Walfredo Filho, mas após uma discussão da matéria, o pleno concluiu que apenas o Ministério Publico teria poderes para recorrer da decisão e não as partes envolvidas.

Em conversa com o portalv1, o advogado José Maria que atuou na sessão da ultima semana disse que a decisão de hoje não deixa duvidas de que houve erros grosseiros nas prestações de contas, tanto da coligação quando do próprio candidato, que ele acredita que só não foram reprovadas por questões de ritos processuais.

Zé Maria afirmou que os desembargadores ao se pronunciarem disseram que, além da matéria ser obrigatória do Ministério Publico ela deveria ter sido apresentada observando o Art 30-A da Lei 9.504/97. O advogado informou que as duas ações que estão em diligencias em Valença obedecem essa legislação observada pelos desembargadores. Tramitam em Valença duas ações uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo que está em fase de diligencias.

7 Comentários

Daniel Sousa

Na matéria eu li que a prestação de contas teve erros grosseiros e sem constar qualquer registro de repasse ou doação em favor dos candidatos kkkkkkkkkkkkkkk Já pensou se eles colocassem mesmo a fonte dos repasses financeiros para campanha do 40? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ia ser massa demais.
Acho que a do financiamento de campanha com o dinheiro público ainda não ta valendo.

16 jul, 2013 Responder

Carlos Victor

Nossa que milagre, ate que em fim uma coisa útil aconteceu.

16 jul, 2013 Responder

Paulo Melo

Eh meu povo eu acho que a casa está começando a cair. Eu tinha muito medo de o TRE aprovar estas contas de campanha, pela influência política que o governador possui, mas depois dessa, estou confiante que o TSE apenas ratificará a decisão regional. Isto sem contar que ainda não foram julgadas a AIME e a AIJE que são as mais pesadas. Tem gente louco estas horas na PMV, ah se tem!!!! Que a justiça seja feita e tenhamos novas eleições suplementares. Aguardemos com calma os próximos passos.

16 jul, 2013 Responder

FRANCISCO EVANDO GONÇALVES DA SILVA

ISSO É SO O COMEÇO AINDA TEM MUITAS COISAS POR VIM, E CONFIANDO EM DEUS O MANDATO DE CASSAÇÃO

16 jul, 2013 Responder

Carlos

Este James Abreu com certeza deve está mamando num peito bem grande. Enxerga a cidade como um todo e não apenas a tua mamata. Quero saber onde tú mora pra mim te achar no dia em que este prefeito for cassado.

16 jul, 2013 Responder

Caatinginha da Silva Morto

O Chorou começou, a queda é só uma questão de tempo!

17 jul, 2013 Responder

GABRIEL

Esse James Abreu é um .., não tem moral pra falar de nada, vota na Lagoa do Sitio. O prefeito Zé Simão sustentou ele e a familia inteira, a vida toda e eles ainda tiveram a cara de pau de trair o prefeito que os sustentava votando na candidata da oposição, a Vanessa, e até hoje o pai dele tem um emprego dado pelo Zé Simão. Agora acho que lá a verba foi cortada e eles estão querendo mamar aqui. Vão mamar no inferno, aqui não tem vaga… Já tem BABÃO DEMAIS. CHUUUUUUPA …!

19 jul, 2013 Responder