Valença do Piauí, 19 de out, 2021

Valença: Petrobrás leva concertos de música erudita ao sertão brasileiro

Orquestra Sinfônica de Teresina se apresentará em Valença dia 12 de novembro
Orquestra Sinfônica de Teresina se apresentará em Valença dia 12 de novembro

O berço de várias das mais autênticas expressões da cultura popular vai se render a famosas composições da música erudita. “Concertos Pelo Sertão” é um projeto patrocinado pela Petrobrás que leva apresentações da Orquestra Sinfônica de Teresina por cidades do Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia.

O Projeto “Concertos Pelo Sertão” foi aprovado pelo edital Petrobrás Cultural, ainda em 2008. De 12 a 20 de outubro de 2010, a Orquestra realiza um circuito de apresentações pelas cidades de Valença, Picos, São Raimundo Nonato, (Piauí), Crato, Juazeiro do Norte (Ceará), Salgueiro, Petrolina (Pernambuco), Juazeiro e Remanso (Bahia).

“Vale a pena apreciar essa combinação sonora de instrumentos da música erudita, num resultado prazeroso, que certamente proporciona a elevação do espírito, a tranqüilidade, a sensação de paz e, sobretudo, o equilíbrio emocional. É um momento extraordinário. Um tempo de graça e alegria.” – relata Gilvan Santos, idealizador do projeto.

A Orquestra Sinfônica de Teresina foi criada em 1993, inicialmente chamada de Orquestra de Câmara de Teresina. O trabalho começou com 25 jovens, dos quais 16 nunca haviam estudado música. Instrumentos como violino, viola, violoncelo e contrabaixo passaram a ser os companheiros dos meninos que tocam e encantam os ouvidos e corações dos nordestinos.

Desde 2005, a orquestra conta com a regência do maestro Aurélio Melo, que também assumiu o trabalho de administrar e expandir a orquestra – musical e materialmente. Ainda em 2005, o patrocínio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos possibilitou a compra de trompas, fagote, oboé, tímpanos e violinos – instrumentos que ajudaram a enriquecer o trabalho desses artistas. Atualmente a Orquestra Sinfônica de Teresina é referência em música instrumental no Piauí e, se depender do trabalho desses jovens músicos, o sertão vai virar um mar de sinfonias.

Confira os concertos:

12 de novembro de 2010, às 20 horas

Valença – PI. Igreja Nossa Senhora do O. e Conceição

13 de novembro de 2010, às 20 horas

Picos – PI. Catedral Nossa Senhora dos Remédios.

14 de novembro de 2010, às 20:30 horas.

Juazeiro do Norte – CE. Basílica de Nossa Senhora das Dores

15 de novembro de 2010, às 20 horas

Crato – CE. Igreja Matriz

16 de novembro de 2010, às 20:30 horas

Salgueiro – PE. Igreja Matriz

17 de novembro de 2010, às 20 horas.

Petrolina – PE. Concha Acústica.

18 de novembro de 2010, às 20 horas.

Juazeiro – BA. Catedral de

19 de novembro de 2010, às 20 horas.

Remanso – BA. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

20 de novembro de 2010, às 20 horas.

São Raimundo Nonato – PI. Igreja Matriz.

0 Comentário