Valença do Piauí, 05 de jul, 2022

Valença sedia 1ª Assembleia do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Sambito de 2022

O Conselho Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Sambito em parceria com a Prefeitura Municipal de Valença do Piau, realizou nesta sexta-feira 20 de maio, a 1ª Assembleia de 2022. Além do retorno das atividades com o debate de pautas importantes e também foi realizado a entrega dos certificados do curso de Formação do Selo de Inspeção Municipal para os profissionais que participaram de cada município do Vale do Sambito.

Além dos conselheiros, a assembleia contou com a participação dos gestores municipais, o prefeito anfitrião Marcelo Costa, Paulo César de Francinópolis, Afonso Sobreira de Novo Oriente, Dr. Segundo de Várzea Grande, Rafael Barbosa de Elesbão Veloso, Elvis Ramos de Ipiranga e Lúcia Lacerda de Pimenteiras e representantes do Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

A presidente do conselho Liliane Veloso destaca a parceria da entidade com os gestores, secretários de agricultura, e órgãos do estado, tem sido essencial para que o trabalho tenha se desenvolva. “A união desses entes é o que está fazendo acontecer as ações e fortalecimento e desenvolvimento do território Vale do Sambito”, afirma a Liliane.

A presidente do conselho aponta as pautas debatidas neste primeiro encontro do ano. “A pauta principal é a questão da inspeção municipal e criação do consórcio territorial”. Ela ainda destaca a existência de um consórcio Buritis a qual já fazem parte os municípios de Inhuma e Ipiranga. “Nós vamos ampliar para o território como um todo e vamos criar um selo de inspeção territorial que fortalece muito mais agricultura familiar”, comenta. 

O prefeito Paulo César e presidente da APPM, frisa a importância do encontro com as várias entidades presentes para ser expostos as dificuldades e debater soluções para municípios. 

“Cada prefeitos expôs as dificuldades e a gente espera muito mais ação para implementar aquilo que foi dito aqui e é decidido aqui, então é isso que a gente espera, que saia do plano da teoria e entre no plano da pratica”, pontuou o presidente.

Afonso Sobreira de Novo Oriente frisa que o país do agronegócio ainda deixa muito a desejar para o pequeno agricultor. “A gente ouve muito que é o país do agronegócio, mas esse agronegócio ainda não chegou ainda na agricultura familiar, lá no pequeno município. A gente quer ver e ser visto, que a gente possa realimente desenvolver a agricultura aqui no Vale do Sambito” disse o gestor Afonso Sobreira.

Prefeito de Várzea Grande Dr. Segundo, também deixa sua observação sobre as pautas debatidas. “Uma discussão proveitosa, onde nós precisamos hoje arregaçar as mangas e desenvolver as políticas públicas que dessa forma com união, e com muito trabalho avançar na agricultura e nas diversas pautas de cada cidade”, afirma. 

Com as portas do município abertas para receber a assembleia territorial, o prefeito Marcelo Costa conta que uma importante parceria se formou entre os municípios do Cale do Sambito.

“Não tem nos 15 municípios do Vale do Sambito um prefeito que não seja amigo, que não esteja empolgado em desenvolver cada vez mais a região”, disse Marcelo que acrescentou, “eu vejo hoje essa união, essa integração, isso é muito importante e quem ganha é nossa região, quem ganha em especial é Valença, é os gestores que estão nessa unidade”, afirma o prefeito.

Estiveram presentes também na assembleia os secretários de Valença da Agricultura Regina, da Educação Edna Quarema, Lilian Cavalcante da Cultura, Danilo Torres do Esporte, Paula Menezes da Assistência Social, Adnam Lima do Meio Ambiente, Patrícia Nunes do Trabalho,  de finanças Alexandra Soares e os vereadores de Valença Devaldo Nunes, Benoni, Vanildo, Edilsa do Vale e o vereador e presidente da Câmara de Novo Oriente José Nilton.   

 

  



 
1 Comentário

José Almeida De Oliveira Silva

O Conselho territorial vale do sambito é muito importante para o desenvolvimento dos municípios. Já participei e sei que ele é um forte aliado dos gestores públicos municipais na busca por projetos e ações voltadas para o desenvolvimento dos municípios.

16 jun, 2022 Responder