Valença sedia nesta terça-feira o Fórum “Piauí 2050”

O futuro do Piauí será debatido nesta terça-feira 4 de fevereiro no Vale do Sambito, momento em que serão apontadas as atividades econômicas que poderão impulsionar o desenvolvimento do Piauí. Promovido pela Secretaria de Planejamento, o fórum “Piauí 2050 – o futuro que a gente quer” integra uma das etapas para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES). Gratuito e aberto à sociedade, o fórum terá abertura a partir das 8h, no Colégio Santo Antônio, em Valença.
De acordo com o secretário de Planejamento, Cezar Fortes, no debate será possível extrair da sociedade quais os anseios e as demandas para um Piauí melhor para as próximas gerações. “Com o PDES, vamos pensar estrategicamente que prioridades vamos focar para impulsionar o desenvolvimento do Estado, como a gente quer o Piauí no futuro, com mais qualidade de vida para os piauienses”.
O PDES está em fase avançada de finalização dos trabalhos, devendo ser entregue ao final de março. “Estamos com um ritmo acelerado de elaboração do documento, com a apresentação de uma carteira de negócios e sua pré-viabilidade econômica e financeira, a partir das prioridades apontadas por nós, piauienses, com objetivo claro de estimular continuadamente o desenvolvimento do Piauí”, disse o secretário. Fortes afirma ainda que os indicadores sociais e econômicos apontam que o Estado estará, até 2050, “sem sombra de dúvidas, entre os três do Nordeste”.
Com grandes potenciais econômicos, colocando o Piauí como referência em setores como o agronegócio, a mineração, a energia renovável e o capital humano, além de infraestrutura e logística, no Plano serão apresentadas carteiras de negócios para atração de investimentos para o Estado. “O que já está acontecendo. Somente em energia renovável, o Piauí é a bola da vez, com potencial de energia limpa que ultrapassa os 2.000MW e mais de R$7bilhões em investimentos, já feitos ou em andamento, com especial destaque na região do semiárido”, explica.
O Fórum já foi realizado em Parnaíba, Bom Jesus, Piripiri e Picos, com agenda para São João do Piauí, no próximo dia 29 de janeiro. Em Oeiras, será realizado no dia 23. “Queremos ouvir da sociedade piauiense, em todos os cantos do Estado, qual o Piauí que queremos”, afirma Fortes. O primeiro evento foi realizado em Teresina, na primeira etapa em que a sociedade contribuiu na elaboração do PDES.
Para participar, o interessado deve fazer previamente a inscrição na Seplan, nos telefones 86 3221 5338/8851 2194. Ou no email planejamentoparticipativo@seplan.pi.gov.br. O evento é gratuito e ao final, os participantes receberão certificados.
São considerados segmentos estratégicos para o desenvolvimento do Estado: agronegócio (soja e outros), mineração, energias renováveis (solar, eólica e biomassa), infraestrutura de transporte e logística (viária, portuária, aeroportuária, portos secos e terminais multimodais), educação,cultura, programas associados(Arranjos Produtivos Locais – APLs e Ciência & tecnologia) e turismo.
Programação:
8h – Abertura oficial
8h30 – Palestra: O Piauí hoje – Secretário de Estado do Planejamento Cezar Fortes
10h – Intervalo
10h30 – Palestra: Panoramas Setoriais – Diagonal Consultoria
Debate
12h – Mesa redonda: Síntese da Visão de Futuro – Diagonal Consultoria
12h30 – Encerramento