Valença do Piauí, 20 de mar, 2025

Valenciana Ingrid Persi é homenageado com Medalha do Mérito Renascença do Piauí

A Secretária Estadual da Cultura, a valenciana Ingrid Persi, foi agraciada nesta quarta-feira, 12 de março, na cidade de Campo Maior, com a medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença, no Grau Comendador. Trata-se da mais alta honraria concedida pelo estado.

A medalha foi entregue pelo governador Rafael Fonteles, durante as comemorações dos 202 anos da Batalha do Jenipapo, em reconhecimento a personalidades, que se destacaram por seus méritos em favor do Piauí.  

Ingrid Persi, natural de Valença, assumiu a Secretaria Estadual de Cultura de forma interina em setembro de 2024. Porém, graças à sua dedicação e trabalho notável, foi efetivada no cargo. Desde então, além de promover e valorizar a cultura piauiense, ela tem sido peça-chave na viabilização de convênios e projetos, tanto no âmbito estadual quanto federal, utilizando sua expertise em licitações para agilizar processos. A secretária celebrou a distinção com entusiasmo:

“Seja pela advocacia, seja pela cultura, a missão sempre foi ajudar as pessoas. Dar voz àqueles que às vezes diretamente não conseguem se expressar ou facilitar o acesso a uma causa de outrem. Hoje, fui homenageada pelo Grão Mestre, nosso Governador Rafael Fonteles, recebendo a medalha de honra de mérito Renascença, como comendadora. Palavras são insuficientes para expressar tanta alegria e gratidão! Ter seus préstimos reconhecidos é a coisa mais gratificante de uma trajetória”, expressou a homenageada.

Batalha do Jenipapo

A Batalha do Jenipapo foi um dos confrontos decisivos na luta pela Independência do Brasil. Travada em 1823, às margens do rio Jenipapo, na então vila de Campo Maior, reuniu maranhenses, cearenses e piauienses em um embate sangrento contra as tropas portuguesas. O sacrifício dos combatentes foi fundamental para consolidar a independência na região, garantindo a soberania do território brasileiro.

0 Comentário