Valenciano Mestre Dezinho é declarado patrono da Arte Santeira do Piaui
A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), sancionou a Lei nº 7.832, que torna Mestre Dezinho o patrono da arte santeira no estado. A lei, de autoria da deputada Teresa Britto (PV), foi publicada na edição de terça-feira (28) do Diário Oficial.
José Alves de Oliveira, conhecido popularmente como Mestre Dezinho, nasceu no dia 2 de março de 1916 no município de Valença do Piauí.
Ele começou a trabalhar com madeira aos 18 anos, mas as suas obras ganharam destaque quando o mestre se mudou para Teresina e esculpiu algumas peças para a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, Zona Sul da capital piauiense.
As obras de Mestre Dezinho estão espalhadas pelo mundo. O artista já expôs seu trabalho em diversos países como México, Itália, Israel, França e Estados Unidos. As peças dele são talhadas normalmente em cedro, obedecendo o tamanho natural. Nas roupas dos santos, referências da cultura piauiense, como cajus, folhagens e flores típicas da região.
O artista morreu aos 74 anos, em fevereiro de 2000. O centro de artesanato do estado, localizado na Praça Pedro II, Centro de Teresina, leva o nome de mestre Dezinho em homenagem ao artesão.
Fonte: G1 Piaui