Valença do Piauí, 19 de maio, 2024

Várzea Grande recebe Selo Ambiental A por boas práticas ambientais

A cidade de Várzea Grande está entre os municípios mais bem avaliados do Piauí em relação às questões ambientais. O reconhecimento veio nesta quarta-feira (17) com a divulgação pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos dos vencedores do ICMS Ecológico.

A classificação é dividida nas categorias A, B e C, de acordo com o cumprimento dos critérios estabelecidos pela SEMARH. Várzea Grande atingiu a pontuação máxima ganhando a certificação A8.

O ex-secretário de meio ambiente Raimundo Francisco dos Santos que deixou recentemente a Secretaria devido a força da legislação eleitoral, falou sobre essa conquista.

“Através da Prefeitura de Várzea Grande, sob o comando do Dr. Segundo, temos trabalhado forte nesse sentido de manter um meio ambiente equilibrado, de manter um meio ambiente sadio que possa propiciar a qualidade de vida aos munícipes desta feita, a gente trabalhou nesse propósito e alcançamos o Selo A8 que para o nosso município é um pleno porque sabemos das dificuldades de trabalhar essas políticas, sabemos que são desafiadoras pelo fato de estarmos mexendo com algumas tradições e que isso leva tempo pra gente conseguir moldar uma nova política ambiental, mas que graças a Deus veio o êxito com esse trabalho”, disse o ex-gestor que complementou ainda.

“Várzea Grande foi agraciada com o Selo A e isso só nos dá motivo para continuarmos a nossa caminhada e dizer que estamos no caminho certo na política do meio ambiente como em todas as políticas públicas que o município tem desenvolvido ao longo desses três anos”, afirmou.

Entusiasmado com mais um resultado positivo do município, o prefeito Dr. Segundo enalteceu a conquista.

“Nada supera o trabalho, trago aqui uma grande notícia, Várzea Grande obteve Selo A no selo ambiental com uma das 10 melhores avaliações da Semarh, ou seja, as políticas públicas ambientais de Várzea Grande estão no topo do Piauí, fruto de um trabalho incansável da Secretaria de Meio Ambiente em nome do professor Mundico, da Maria do Povo, eu cumprimento a cada um desses homens e mulheres que com determinação trazem esse trabalho inovador, pedagógico, educacional com ações práticas em defesa do meio ambiente e que orgulha muito a nossa população e distingue a nossa administração em Várzea Grande”, comemorou o chefe do Executivo Varzeagrandense.

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário, que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados, através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais.

Prefeito Dr. Segundo
0 Comentário