Várzea Grande reúne multidão em desfile de 7 de Setembro com homenagem à cidadania
Várzea Grande realizou, na tarde desta segunda-feira (7), o tradicional desfile cívico em celebração à Independência do Brasil. O evento reuniu uma grande participação de estudantes, famílias, populares e pessoas atendidas por programas e atividades desenvolvidos pelo município.
Com o tema “Brasil Ontem e Hoje: Caminho da Cidadania”, o desfile apresentou ao público diferentes momentos da história do país e destacou valores como cidadania, respeito, inclusão social, dignidade e inovação. As apresentações envolveram estudantes de diferentes instituições de ensino do município, desde a educação infantil até o ensino médio.
O prefeito Dr. Segundo acompanhou o desfile ao lado da primeira-dama Evellin Sousa, secretários municipais, vereadores e outras autoridades. Durante as apresentações, o gestor aplaudiu a participação dos estudantes e destacou a importância do momento para a formação das novas gerações.
“É um desfile aqui de todos os colégios, desde os pequenininhos da Cresta Tia Rosa, até o Ceti Maria Cândida. Então, são todos os alunos plantando a semente do patriotismo no coração dos nossos alunos, lembrando o passado, de onde nós viemos, a nossa história, do Brasil e de Várzea Grande também, que foi construído por muitas mãos, mãos que trabalharam e que suaram para entregar uma cidade cada vez melhor”, afirmou.
O prefeito também agradeceu aos estudantes, profissionais da educação, famílias e moradores que participaram da programação.
“Muito obrigado a todos que participaram, a todos que vieram para uma grande festa. Me sinto feliz por esse momento. Mais uma data comemorativa, feita aqui com excelência em Várzea Grande”, declarou Dr. Segundo.
A secretária municipal de Educação, Paizinha, destacou que o desfile representa mais do que uma celebração da Independência. Segundo ela, a programação também é uma oportunidade de aproximar os estudantes da história e estimular a reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade melhor.
“É uma grande alegria estarmos novamente realizando esse momento cívico, histórico, que para a gente é algo que valorizamos muito. Porque, além de ser um resgate da história, também é um momento de refletir sobre cidadania”, afirmou.
A secretária explicou que o tema escolhido para este ano buscou estabelecer uma conexão entre diferentes períodos da história brasileira e os desafios atuais.
“Nós trouxemos o tema ‘Brasil Ontem e Hoje, Caminho da Cidadania’, e buscamos sempre fazer com que o aluno tenha esse resgate e que também aprenda sobre o futuro e sobre a dignidade”, destacou.
Paizinha ressaltou ainda que as apresentações abordaram temas relacionados ao respeito, à inclusão social e às transformações provocadas pela inovação e pelas novas tecnologias.
“Nosso Brasil é um Brasil lindo, nossa cidade é maravilhosa, e a gente precisa trabalhar muito essa questão da dignidade, do respeito, da inclusão social, da inovação, novas tecnologias. Trouxemos um pouco de tudo isso, do antes e do hoje, sempre trazendo esse recorte para a cidadania, para a construção de um Brasil melhor”, concluiu.