Portal V1

Vereadores cassam Zé Simão e empossam prefeito Antonio Ditoso. Fotos

25/04/2015

LEGISLATIVOO prefeito afastado de Lagoa do Sitio Zé Simão (PT), teve o mandato cassado nesta sexta-feira (24), pelos 09 vereadores sitiolagoenses em sessão extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira na câmara municipal.

Na sessão foi lido o parecer da comissão processante formada pelo Legislativo Municipal para analisar a denuncia feita pelo comerciante Jose de Arimateas Bezerra Sobrinho que apontou irregularidades administrativas e falta de decorro por parte do prefeito afastado Zé Simão, acusado pela policia da autoria do disparo que matou sua esposa Gercineide Monteiro no ultimo dia 10 de fevereiro no quarto do casal.

A comissão processante formada pelos vereadores Marcelo Silva (presidente), Pedro Paulo (vice-presidente) e José Airton (Zezé) produziu quatro questões para analise e posterior votação do plenário, sendo que nos quatro itens todos pediam a cassação do mandato do prefeito Zé Simão.

Durante a sessão, os vereadores usaram a palavra para comentar sua posição em relação ao questionário analisando item por item. O advogado de defesa Dr. Gilberto Nogueira com a palavra afirmou que seu cliente foi prejudicado na sessão pela comoção popular formada em torno da votação. Após a sessão ele afirmou que irá analisar quais as alternativas de contestação da sessão.

O primeiro item votado tratava da ausência do prefeito da cidade por mais de 10 dias sem a permissão da câmara municipal. A votação nesse quesito foi de 7 votos a favor da cassação e um contra do vereador Moura.

O segundo item tratava da conduta incompatível com a dignidade e o decoro próprio do cargo,decorrente da prisão em flagrante sob a acusação de assassinato de sua esposa. Nessa votação, o prefeito perdeu por unanimidade, ou seja, 08 votos em favor da cassação.

O terceiro item acusava o prefeito de irregularidades na construção de uma pista de MotoCross, onde uma empresa foi contratada para realizar a obra, mais o serviço foi realizado na verdade pela própria prefeitura que utilizou inclusive seus maquinários. Nessa votação os vereadores Moura e Chico do Valdemar votaram a favor do prefeito, mais foram vencidos pelos demais edis que venceram por 6 a 2 em favor da cassação. O ultimo item tratava sobre a celebração de empréstimos consignados por parte dos servidores municipais que tinham o dinheiro retido pela prefeitura mais não era repassado para a instituição financeira. Nessa votação os vereadores foram unanimes na condenação do prefeito.

O presidente da câmara de vereadores Itamar Reis e o presidente da comissão processante vereador Marcelo Silva afirmaram no final da sessão que a câmara cumpriu todas as etapas do processo de cassação. Os vereadores parabenizaram o autor da denuncia pela riqueza de documentos e testemunhas apresentados no decorrer do processo e lamentaram que a mesma determinação não aconteceu por parte da defesa.

O vereador Gilvan Araujo um dos mais entusiasmados da sessão parabenizou os trabalhos da comissão processante que segundo ele agiu com imparcialidade e pericia na elaboração do parecer. Ele disse esperar que a cidade volte ao seu curso normal evitando maiores consequências.

Logo após a votação os vereadores realizaram outra sessão solene para dar posse agora em definitivo ao vice-prefeito Antonio Ditoso que foi efetivado no cargo com a cassação do prefeito Zé Simão. Antonio Ditoso prestou o juramento e foi declarado empossado prefeito de Lagoa do Sitio pelo presidente Itamar Reis.

Em conversa com o Portalv1 Antonio Ditoso afirmou que sua gestão será voltada nesse primeiro momento para arrumar a casa. “Encontramos a prefeitura com muitos problemas como todo mundo sabe, estamos identificando esses problemas, resolvendo na maneira do possível, respeitando o povo, nossos servidores e fornecedores. Esperamos que em pouco tempo possamos recuperar esse tempo perdido” afirmou.

.

Compartilhe

3 Comentários

  1. GREGÓRIO ARAÚJO em 26/04/2015 às 20:23

    Na minha opinião é lamentável todo este episodio, os crimes que ocorreram, ” a má gestão ” segundo os denunciantes, mais na prática a Câmara de Vereadores simplesmente fez o que tinha de ser feito nada mais nada menos, foi prejuízo para o município, foi, agora o próximo Prefeito tente corrigir tudo da melhor maneira, o que resta é nós desejar ao novo Prefeito uma boa gestão, que Deus ilumine sua gestão é o nosso desejo.

  2. francisco em 28/04/2015 às 11:21

    a acusada do crime a empregada e mae da Ciidinhah Barros que nao perde uma reportagem no portalv1

  3. Antonio Paulo em 29/04/2015 às 20:03

    Estes vereadores são inconfiáveis, quando o Prefeito Zé Simão estava no poder todos lhe elogiavam, agora que estar preso, todos lhe apunhalam. Cuidado o homem vai solto e vai dar a volta por cima e ainda ganhar a eleição de todos vocês. Vamos ver com que cara vocês vão ficar.

Deixe seu comentário