Portal V1

Vereadores homenageiam Dia da Mulher. Veja fotos

09/03/2012

Câmara Municipal

A presidenta da Câmara Municipal vereadora Ielva Melão esteve à frente na noite desta quinta-feira (08) da sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A sessão teve uma grande participação popular e foi antecedida por manifestação de ONGs. As ONGs Casa Renascer e Cepava, antes da sessão realizaram uma passeata pelas ruas de Valença chamando a atenção da população para o descaso com a mulher valenciana, especialmente na violência, onde existe uma fila quilométrica de agressões e até mortes sem nenhuma punição eficaz aos agressores e na área da saúde com a falta de equipamentos e de profissionais especializados para o atendimento a mulher.

A passeata chamou a atenção ainda pela simbologia encenada pelas ONGs que colocou quatro atores da Companhia de Teatro os Desfraudadores vestidos com roupas vermelhas e carregando um caixão e pessoas em procissão com velas acessas. A encenação permaneceu por toda a sessão solene.

A sessão teve ainda as falas das diretoras da Casa Renascer e Cepava Mauricelia Sousa e Esmeraldina, que discorreram sobre os problemas enfrentados pelas mulheres valencianas e com o descaso das autoridades locais. Reclamaram ainda da precariedade e da timidez nas ações dos grupos e conselhos formados em Valença para defender as mulheres.

A professora Francisca Iris na tribuna destacou a importância do Dia Internacional da Mulher as conquistas e as dificuldades ocasionadas pela falta de cobertura das autoridades constituídas.

Os vereadores Pedro Ribalta, Lindomar Amâncio e Ielva Melão ao final da sessão aproveitaram para parabenizar as mulheres pelo seu dia. Ielva Melão discorreu sobre as conquistas e as desigualdades ainda registradas no universo feminino. A sessão teve ainda a participação das deputadas Iracema Portela, Margarete Coelho e da delegada Vilma Alves, que após a sessão também se pronunciaram aos presentes pouco depois do coquetel oferecido pela Câmara Municipal.

.

Compartilhe

Deixe seu comentário